icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

João Pessoa ganha novo prédio dedicado à arte

João Pessoa ganha novo prédio da Estação Cabo Branco dedicado à arte nesta sexta-feira (29)

Publicado em 28/06/2012 às 8:00

Amanhã, João Pessoa ganha mais um espaço para a promoção de atividades artísticas, culturais e científicas. Será inaugurado o novo prédio do complexo arquitetônico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. Na obra, foram investidos R$ 18,9 milhões, por meio de um convênio entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Confirmaram presença no evento o presidente da Rede Globo, Roberto Irineu Marinho Filho, e o escultor pernambucano Francisco Brennand, entre outros artistas e autoridades. Na ocasião, será aberta a exposição do artista plástico e ambientalista polonês Frans Krajcberg, intitulada “Natureza Extrema”.

A nova infraestrutura se soma ao prédio já existente. A diretora geral da Estação Cabo Branco, Mariane Góes, disse que a inauguração do prédio colocará João Pessoa na rota das grandes exposições nacionais e internacionais.

ESTRUTURA
O novo espaço, que foi projetado pelo arquiteto da Secretaria de Planejamento (Seplan) Amaro Muniz, contará com três pavimentos. Na parte inferior, há dois miniauditórios com capacidade para 80 pessoas, cada, banheiros, escadas, elevador, espaço expositivo de 1.146,10 m2, reserva técnica, copa, depósito, estacionamento com capacidade para 400 automóveis e espaço para ônibus de turismo.

No pavimento do térreo, há outros dois miniauditórios com capacidade para 100 lugares, cada, hall de entrada, galeria para circulação, recepção, copa, depósito, um espaço para instalação de um restaurante ou café, cozinha, setor administrativo, rampas de acesso, circulação horizontal, escada e elevador. Já o pavimento superior é formado por um terraço, um depósito e área técnica.

A edificação tem uma pequena deflexão em relação ao norte, no intuito de evitar a insolação de verão e aumentar a coleta de ventilação natural.

O prédio possui conforto térmico e ambiental, com cabeceiras prontas para receber tratamento acústico e térmico. Enquanto isso, a galeria e a área multidisciplinar, orientadas para o sul, foram desenhadas para receber ventilação cruzada.

PRIMEIRO PRÉDIO
A Estação Cabo Branco é vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) e tem como principal objetivo promover acessibilidade científica, artística e cultural para todos, gratuitamente.

O local foi inaugurado em 2008, com mais de 8.500m² de área construída. São cinco edifícios, totalizando 8.571m² de área construída, pelos quais se espalham salas de exposição, anfiteatro para shows ao ar livre, loja de souvenir, restaurante e café. Ao subir na torre-mirante, o visitante se depara com um terraço panorâmico que oferece 360° de vista para a praia do Cabo Branco.

Desde a inauguração, o espaço desenvolve vários projetos culturais, como o Estacine, a Estação Poética, o Arraiá da Estação, a Cantata Natalina e o Venha ver a Lua. O local também é sede de congressos, seminários, encontros acadêmicos e exposições, além de disponibilizar aos visitantes o Laboratório de Astronomia, o Museu de Ciência e o Caminho do Conhecimento. O espaço pode ser conhecido por turmas de escolas, com visitas acompanhadas por monitores.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp