CULTURA
Jorge Vercillo lança 'Luar de Sol'
Repertório do novo show privilegia canções com sotaque mais brasileiro; DVD ao vivo foi gravado no Theatro José de Alencar, em Fortaleza.
Publicado em 15/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:56
O lado nordestino do carioca Jorge Vercillo é exaltado no lançamento do CD e DVD Luar de Sol - Ao Vivo no Ceará, a partir de uma apresentação gravada no Theatro José de Alencar, em Fortaleza.
“Escolhi Fortaleza pela história que tenho com o povo e o lugar”, conta o cantor e compositor em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA. “Tanto que me permiti trazer no repertório um xote como ‘Homem grande’ e uma toada nordestina como a faixa título ‘Luar de sol’, entre outras, explicitando assim a safra nordestina de um carioca”.
De acordo com o artista, o repertório do novo show privilegia canções com sotaque mais brasileiro, como ‘Numa corrente de verão’ (em parceria com Marcos Valle), o samba ternário ‘Raiou’ (Vercillo), ‘Apesar de cigano’ (Altay Veloso e Aladim Texeira), a arabesca ‘Oração Yoshua’ (Vercillo e Paulo Feital).
Há também espaço para as músicas dos seus trabalhos mais recentes como os discos DNA (2010) e Como Diria Blavatsky (2011), “com ênfase nesse último”.
Dentre os convidados, Vercillo chamou o cearense Raimundo Fagner, que promove um dueto no ‘Homem grande’. “Foi ele que sugeriu da música – que era uma balada – se tornar um xote. Ele também se envolveu com a locação do clipe, que traz imagens de umas lindas crianças da roça de Beberibe”.
DONA CANÔ
No CD e DVD se encontra também a inédita ‘Coragem’, que homenageia a Dona Canô, mãe de Caetano e Maria Bethânia que morreu em dezembro do ano passado.
“Esse samba nasceu da minha experiência real com ela”, relembra Vercillo. “Aquela senhora me emocionou por lembrar muito a minha avó paterna que era baiana e por ter uma postura positiva, ativa e otimista perante a vida, mesmo com 104 anos. Ela disse pra mim a frase: ‘ser feliz é pra quem tem coragem, coragem é um dote’”.
Luar de Sol também conta com as participações de alguns artistas cearenses, como o arranjador Adelson Viana no acordeom de ‘Apesar de cigano’. “Na mesma faixa, o Paulo Façanha mostra porque é um dos principais ‘canta-autores’ atuais do Ceará”.
A dupla Ítalo e Renno canta e toca acordeom em ‘Nos espelhos’, dando “um descontraído e rico clima brejeiro nela junto com o violino caipira de Glauco Fernandes”.
O DVD ainda conta com o Balé Edisca no clipe de ‘Olhos de nunca mais’.
Comentários