icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Jorge Vercillo lança 'Luar de Sol'

Repertório do novo show privilegia canções com sotaque mais brasileiro; DVD ao vivo foi gravado no Theatro José de Alencar, em Fortaleza.

Publicado em 15/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:56

O lado nordestino do carioca Jorge Vercillo é exaltado no lançamento do CD e DVD Luar de Sol - Ao Vivo no Ceará, a partir de uma apresentação gravada no Theatro José de Alencar, em Fortaleza.

“Escolhi Fortaleza pela história que tenho com o povo e o lugar”, conta o cantor e compositor em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA. “Tanto que me permiti trazer no repertório um xote como ‘Homem grande’ e uma toada nordestina como a faixa título ‘Luar de sol’, entre outras, explicitando assim a safra nordestina de um carioca”.

De acordo com o artista, o repertório do novo show privilegia canções com sotaque mais brasileiro, como ‘Numa corrente de verão’ (em parceria com Marcos Valle), o samba ternário ‘Raiou’ (Vercillo), ‘Apesar de cigano’ (Altay Veloso e Aladim Texeira), a arabesca ‘Oração Yoshua’ (Vercillo e Paulo Feital).

Há também espaço para as músicas dos seus trabalhos mais recentes como os discos DNA (2010) e Como Diria Blavatsky (2011), “com ênfase nesse último”.

Dentre os convidados, Vercillo chamou o cearense Raimundo Fagner, que promove um dueto no ‘Homem grande’. “Foi ele que sugeriu da música – que era uma balada – se tornar um xote. Ele também se envolveu com a locação do clipe, que traz imagens de umas lindas crianças da roça de Beberibe”.

DONA CANÔ

No CD e DVD se encontra também a inédita ‘Coragem’, que homenageia a Dona Canô, mãe de Caetano e Maria Bethânia que morreu em dezembro do ano passado.

“Esse samba nasceu da minha experiência real com ela”, relembra Vercillo. “Aquela senhora me emocionou por lembrar muito a minha avó paterna que era baiana e por ter uma postura positiva, ativa e otimista perante a vida, mesmo com 104 anos. Ela disse pra mim a frase: ‘ser feliz é pra quem tem coragem, coragem é um dote’”.

Luar de Sol também conta com as participações de alguns artistas cearenses, como o arranjador Adelson Viana no acordeom de ‘Apesar de cigano’. “Na mesma faixa, o Paulo Façanha mostra porque é um dos principais ‘canta-autores’ atuais do Ceará”.

A dupla Ítalo e Renno canta e toca acordeom em ‘Nos espelhos’, dando “um descontraído e rico clima brejeiro nela junto com o violino caipira de Glauco Fernandes”.

O DVD ainda conta com o Balé Edisca no clipe de ‘Olhos de nunca mais’.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp