CULTURA
Jornal da Paraíba faz um 'faixa a faixa' do 1º disco do grupo 'A Troça Harmônica'
Álbum já está disponível para ouvir e baixar, gratuitamente, no site da banda.
Publicado em 29/06/2015 às 8:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 15:12
Do silêncio, nasceu a concepção do som da banda e a ideia de fazer um trabalho experimental “atrevido”: um grupo musical cantando repertório autoral, num show bastante intimista. Em 2013, surgiu A Troça Harmônica, já conquistando o público paraibano.
Naquele ano, na Usina Cultural Energisa, Chico Limeira, Gustavo Limeira, Regina Limeira e Lucas Dourado se “despiram” pela primeira vez no palco, mostrando seus sentimentos em suas composições. Hoje, a banda se desnuda mais uma vez ao lançar, on line, o seu primeiro disco, intitulado A Troça Harmônica.
“Maturar a dura caminhada, maturar pra durar muito mais”, os versos de ‘Maturar’, música de Regina Limeira, definem a linha do tempo do quarteto que vai da primeira aparição da banda até o lançamento do primeiro álbum e o amadurecimento do grupo.
“O disco é a síntese de quase três anos de trabalho. A gente passou esse tempo todo fazendo uma série de shows. O que pegou mais foi o método de gravação que a gente queria fazer. A Troça é muito mais que o disco, mais do que o repertório, é a atmosfera que a gente cria e a gente queria levar isso pra o disco”, explica Gustavo Limeira.
Falando sobre essa metodologia, ele conta que as bases foram gravadas, ao vivo, separadamente, em uma sala, com os músicos cantando as canções mentalmente. “A gente bolou esse método meio maluco. Ensaiamos as músicas várias vezes sem cantar, só mentalmente, pra poder gravar as vozes separadamente, pra ter um aproveitamento melhor dos instrumentos e da própria voz”.
O álbum de estreia d'a Troça Harmônica está disponível para ouvir e baixar, gratuitamente, no site da banda. www.atrocaharmonica.mus.br.
Confira todas as faixas de A Troça Harmônica
1. Pianinho (Lucas Dourado / Chico Limeira / Gustavo Limeira) - Essa música foi "nascendo por parcelas', como descreve Gustavo. Ele assina a letra, mas confessa que teve toques da mão de Lucas Dourado e de Chico Limeira. "Eu já tinha a letra, mandei pra o Lucas e ele fez o refrão. A partir daí reescrevi a música. Peguei uma composição do Chico e enxertei partes dela na minha letra. A música nasceu a partir daí. Foi a primeira música que a gente colocou. Antes de pensar no disco, já sabíamos que ela ia entrar".
2.Maria vem (Regina Limeira) - Música fala do amor romântico. "Engraçado é que quando a gente lançou, vi algumas pessoas usando trechos da música pra falar sobre as Marias, sobre o amor fraterno".
3.Vertigem da inocência (Chico César)- Gustavo Limeira conta que o grupo já tocava em seu repertório a música 'Templo', de Chico César. A ideia de pedir uma música a ele partiu de Chico, o Limeira. "Ele mandou duas versões dessa música lindíssima. Daí a gente correu atrás de fazer um arranjo à altura. Foi um presente. Basicamente, foi uma música de Chico César que a gente fez. Pegamos elementos das duas versões que ele mandou e fizemos nosso arranjo".
4. Barbante prateado (Lucas Dourado) - Essa canção está presente no repertório d'a Troça desde o primeiro show e sempre foi bem aceita pelo público. "Ela não tinha como ficar de fora. A música é bem espiritual, a cara do Lucas", afirma Gustavo.
5. Rapaz solucionado (Chico Limeira) - Crônica em forma de samba, lembra muito o som de outro Chico, o Buarque. "A música tem o papel de dar equilíbrio ao bom humor do disco. O Chico Limeira fez uma versão dela pra o disco solo dele, Só de Samba, que vai sair ainda esse ano".
6. Dúvida (CL / GL / LD / RL) - Primeira composição escrita pelos quatro integrantes do grupo. Já a harmonia foi toda feita por Regina Limeira. O quarteto canta 'Dúvida' desde os primeiros shows e integra a versão mais recente do projeto Music From Paraíba.
7. Mel de sal (Lucas Dourado / Polly Barros) - Canção fala do mar e, segundo Gustavo Limeira, tem muito a dizer sobre o disco. "Passamos um tempo em uma casa em Tabatinga, fazendo os últimos ensaios antes de ir pro estúdio. A música tem a cara desse momento, a gente ali, entre o rio e o mar, fazendo música".
8. Não deixe o passo se quebrar (Regina Limeira) - Música tem, na harmonia, uma sensualidade e uma leveza interessante.
9. Maturar (Regina Limeira) - Segundo Gustavo Limeira, essa faixa serve como uma introdução para a música seguinte. "É uma espécie de vinheta para 'A pele'. Essa música só ganhou harmonia e corpo quando colocamos no repertório do show. Tem uma mensagem positiva e pra cima. Dá o recado que queremos passar".
10. A Pele (Chico Limeira / Gustavo Limeira)- Essa faixa foi uma das músicas mais ouvidas d'a Troça e está sempre presente no repertório. "Chico Limeira fez a música e eu fiz a letra. Foi a primeira música que fiz e foi muito bem recebida. Fizemos um registro dela no nosso primeiro show e colocamos na internet. Foi a música mais ouvida".
11. Solução (CL / GL / LD / RL) - Segunda música escrita pelos quatro integrantes juntos. "Na verdade, ela é uma resposta a nossa primeira composição. Ela segue os mesmos moldes da composição de 'Dúvida', com o arranjo assinado por Regina e a mesma formação de instrumentos".
12. Intimidade (Chico Limeira) - Esta é a faixa mais "jovem" do repertório, foi uma das últimas músicas a entrar. Segundo Gustavo, "é um samba bonito pra caramba". Ele conta que Chico Limeira tinha algumas opções de música para encaixar e acabou trazendo esta para o grupo. "Ela estava sem título, me meti e escolhi 'Intimidade'".
Comentários