icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Jornalista lança livro que aborda relação entre a publicidade e a vida conectada

'Impressões de um Corpo Conectado' vai ser lançado na Academia Paraibana de Letras.

Publicado em 08/08/2019 às 7:00 | Atualizado em 08/08/2019 às 16:50


                                        
                                            Jornalista lança livro que aborda relação entre a publicidade e a vida conectada

A jornalista e estudiosa da redes sociais Camila Mozzini-Alister lança nesta quinta-feira (8), em João Pessoa, o livro 'Impressões de um Corpo Conectado: como a publicidade está nos incitando à conexão digital'.

A obra é fruto da pesquisa de mestrado da profissional e busca entender como a conexão digital se tornou algo imprescindível ao viver e a forma como isso mudou também a forma como a publicidade impacta o público, mexendo nas formas de consumo.

O lançamento acontece na Academia Paraibana de Letras, a partir das 17h30, no evento Solar das Letras.

Análise de discurso

Coletando publicidades ao acaso, Camila fez análise do discurso das peças. A autora se coloca no lugar do público impactado e busca responder às perguntas: como as pessoas estão sendo instigadas a estarem conectadas todo o tempo e como estamos sendo incitados, por meio da publicidade, a constituir uma vida melhor por meio da conexão digital?

“Eu me deixei impactar pelas propagandas em vídeo, embalagens de produtos e anúncios que me cercavam. Percebi que algumas características se repetiam. De maneira sutil as mensagens de que estar conectado nos remetem aos ideais de igualdade, felicidade e universalidade são propagados pela publicidade”, explica Camila.


				
					Jornalista lança livro que aborda relação entre a publicidade e a vida conectada
Todo mundo conectado?

A autora aborda três frentes de análise para compreender essa questão: as redes digitais enquanto um local de produção de verdade, o compartilhamento em rede como uma estratégia de universalização da conexão digital e a universalidade das redes como um modo de subjetivação contemporâneo.

Entre as conclusões, a autora destaca que a noção de que todo mundo tem que estar conectado gera duas categorias: desconectados e conectados. Portanto a ideia de igualdade e universalidade dos discursos publicitários não reproduz o que sugere. “A tecnologia não é fruto de um progresso tecnológico, as pessoas, de fato, estão sendo instigadas a estar online”.

A autora

Camila Mozzini-Alister é doutora em Comunicação (UERJ) e doutora em Artes: Produção e Investigação (UPV, Espanha), mestra em Psicologia Social e Institucional (UFRGS) e graduada em Comunicação – habilitação Jornalismo (UFRGS). Atuou nos campos do telejornalismo, marketing digital, performance artística, dança contemporânea, educação social, arte-educação e meditação. Ao longo de sua trajetória, buscou aliar esses diversos campos de saberes e práticas para minuciosamente investigar os efeitos e afetos das práticas de mediação em redes sociais no, e sobre, o corpo.

Serviço

Lançamento de 'Impressões de um Corpo Conectado'

Autora: Camila Mozzini-Alister.

Publicação: Appris Editora.

Formatos: Impresso e E-book.

Lançamento:  João Pessoa - 8 de agosto, na Academia Paraibana de Letras, 17h30, no evento Solar das Letras.

Preço Sugerido: A partir de R$ 39,20

Imagem

Jhonathan Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp