CULTURA
José Santa Cruz: atores, dubladores e humoristas lamentam morte de artista paraibano
Ator e dublador paraibano José Santa Cruz morreu aos 95 anos, no Rio de Janeiro. Ele tinha doença de Parkinson e estava internado com uma broncopneumonia.
Publicado em 27/04/2024 às 10:51
José Santa Cruz morreu, na sexta-feira (26), na cidade do Rio de Janeiro, aos 95 anos. O ator e dublador paraibano tinha doença de Parkinson e estava internado com uma broncopneumonia. Nas redes sociais, atores, dubladores e humoristas lamentaram a morte do paraibano.
O dublador Guilherme Briggs, eternizado como as vozes de Super-Homem, Mickey, Buzz Lightyear, personagem de "Toy Story", Optimus Prime, de "Transformers", Mestre Yoda, de "Star Wars", Grinch, entre tantos outros, publicou nas redes sociais a relação de amizade que tinha com Santa Cruz.
“De alma leve e tão doce, Santinha era um homem de delicioso bom humor, educadíssimo e elegante. Era amado e festejado por todos nos estúdios que ia trabalhar. Sempre humilde e atencioso, adorava conversar e contar piadas”, disse Guilherme.
Outro dublador muito conhecido do público atualmente, Wendel Bezerra, que dá voz a personagens como Goku, de "Dragonball Z", Bob Esponja, Jackie Chan de “As Aventuras de Jackie Chan”, Donatello de "As Tartarugas Ninja", publicou uma foto de José Santa Cruz com a legenda “mais um ídolo que se vai”, lamentando o ocorrido.
Outra dubladora, Mabel Cezar, uma das vozes das chamadas de programação da Globo, revelou a tristeza pela morte do ator e dublador.
“Descanse em paz, Santinha. Amamos você”, disse a dubladora
Mabel Cezar tem no currículo personagens como Minnie, Luluzinha, Princesa Lea em "O Último Jedi", a vaqueira Jessie de "Toy Story", Jay Kyle, personagem de Tisha Campbell em "Eu, a Patroa e as Crianças",
Ainda no mundo de dubladores, Márcio Simões, que interpreta Stitch, Patolino, o Gênio de "Alladin", Frajola, Hades, de "Hércules", revelou uma última conversa que teve com José Santa Cruz antes da morte dele.
“Ele falou sobre o quanto gostaria de estar trabalhando atualmente, pois era disso que gostava, de se arrumar, por sinal, sempre impecável e estar junto com os colegas de profissão trocando boas conversas e tantos abraços”, contou.
No mundo dos influenciadores digitais, Peter Jordan, que cobre o mundo geek, também lembrou que a obra de José Santa Cruz permanece mesmo após a partida dele.
“Mais uma lenda da dublagem que se vai, mas sua voz e seu legado vai ficar marcado pra sempre nesses personagens clássicos”, disse.
A atriz Alcione Mazzeo, que fez algumas novelas na TV Globo, e trabalhou com José Santa Cruz, contou que foi uma honra ter dividido vários trabalhos com o paraibano.
“Uma honra ter trabalhado tantas vezes com esse ator genial, colega tão querido, sempre com atitudes elegantes, cordial, mestre do humor e um dos principais dubladores do Brasil”, ressaltou a atriz.
No mundo do humorismo, duas personalidades relevantes que já tiveram contato com José Santa Cruz, Oscar Filho e Gustavo Mendes, também se manifestaram nas redes sociais.
Oscar Filho, que inclusive trabalhou com ele, disse que a profissão proporcionou o prazer de conhecer o ator paraibano.
“O humor me possibilitou e me possibilitou muita coisa legal! Uma delas foi ter conhecido o José Santa Cruz, um dublador de mão cheia e um ator com quem tive a honra de trabalhar no Xilindró (Multishow)”, contou.
Já Gustavo Mendes, que partilhou o palco com José Santa Cruz, publicou uma mensagem de carinho no Instagram.
“Vá em paz, senhor José Santa Cruz! O senhor foi um gigante”, disse.
Comentários