icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Jurassic World chega aos cinemas mais de 20 anos depois do filme original

Filme é quarto longa da franquia produzida por Spielberg, que teve origem com o clássico 'Jurassic Park'.  

Publicado em 11/06/2015 às 6:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 12:28

Há 22 anos, quando as caixas – literalmente – de som do finado Cine Municipal, no Centro de João Pessoa, não aguentavam os rugidos pré-históricos do Tiranossauro Rex e o raro 3D era um óculos de papel com celofane azul e vermelho, Steven Spielberg estreava seu Jurassic Park.

Bilhões de bytes tecnológicos depois, 'evoluindo' em mais duas continuações: O Mundo Perdido - Jurassic Park (1997) e Jurassic Park 3 (2001), estreia nos cinemas paraibanos o quarto filme da franquia jurássica, Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros (Jurassic World, EUA, 2015), desta vez com os portões do parque temático abertos.

Baseado nos conceitos da obra de Michael Crichton (1942-2008) e – como no terceiro filme – com Spielberg assinando apenas a produção executiva, o novo longa é dirigido pelo pouco conhecido Colin Trevorrow (de Sem Segurança Nenhuma).
“Steven e eu conversamos sobre as pessoas amarem essas histórias e quais são os elementos que impressionaram as pessoas no decorrer dos 22 anos, queríamos tentar recapturar isso para uma nova geração”, explicou Trevorrow numa entrevista de making of da produção.

Saem de cena nomes como Jeff Goldblum, Sam Neill e Laura Dern para entrar Chris Pratt (de Guardiões das Galáxias) como um ex-militar que conduz uma pesquisa comportamental com os mortais Velociraptors e Bryce Dallas Howard (de A Vila) na pele de uma cientista que comanda o projeto do primeiro híbrido geneticamente modificado, o Indominus Rex (uma espécie de T-Rex com as garras dianteiras não-atrofiadas).

Diferente dos outros filmes da franquia, desta vez poderemos ver o parque recebendo as pessoas para as suas atrações, com direito até a uma 'tirada de onda' do clássico de Spielberg, Tubarão (1975), quando um gigantesco dinossauro aquático devora o famoso predador marinho.

O equipamento em pleno funcionamento na Ilha Nublar era o sonho do multimilionário John Hammond (personagem vivido pelo britânico Richard Attenborough, que morreu no ano passado, aos 90 anos).

Observando os trailers oficiais, nota-se a evolução dos efeitos especiais cada vez mais detalhados dos dinos. Acompanhando a tecnologia (e o modismo), este será o primeiro filme da série lançado em 3D, lembrando que o Jurassic Park foi remasterizado e convertido tridimensionalmente no seu vigésimo aniversário.

GARRAS NO OSCAR Na época em que o primeiro filme dos dinossauros de Spielberg abocanhava três estatuetas douradas do Oscar – Melhor Efeito Especial, Efeitos Sonoros e Som –, o seu longa mais pessoal, A Lista de Schindler, consagrava o cineasta com mais sete prêmios, incluindo de Melhor Filme e Diretor. Por causa do início das filmagens do drama sobre o Holocausto, ele deixou o trabalho de pós-produção de Jurassic Park nas mãos do amigo de longa data George Lucas. Com mais de duas horas, as aparições dos dinos só ocupam 15 minutos do filme. Os rugidos do T-Rex foram feitos a partir de um bebê elefante.

CONFIRA AS OUTRAS ESTREIAS
Além de Jurassic World, mais três longas estreiam nas salas de cinema da Paraíba. Novo filme de Cameron Crowe (Quase Famosos), Sob o Mesmo Céu (Aloha, EUA, 2014) traz um triângulo amoroso no Havaí formado por Bradley Cooper (Sniper Americano), Rachel McAdams (Meia-Noite em Paris) e Emma Stone (Birdman). Apenas em João Pessoa.

Já Deixa Rolar (Playing It Cool, EUA, 2014) mostra um escritor (o Capitão América Chris Evans) que não acredita no amor, mas é desafiado a fazer uma comédia romântica. No processo, seu coração bate mais forte por uma mulher (Michelle Monaghan, de De Repente um Bebê). Estreia em João Pessoa e Campina Grande.

Por fim, entra em cartaz apenas na capital paraibana o documentário nacional Um Sonho Intenso (Brasil, 2013), que faz uma radiografa do país por meio do planejamento da sua economia.

DUAS PRÉS EM JOÃO PESSOA
As várias emoções personificadas de uma garotinha que está para mudar de vida é a trama da animação da Disney/Pixar Divertida Mente (Inside Out, EUA, 2015), que terá uma sessão de pré-estreia em 3D na próxima terça-feira, no Cinépolis (Manaíra Shopping), em João Pessoa, às 19h30.

Outra pré acontecerá no CinEspaço (MAG Shopping), também na capital: no sábado, às 22h, será exibido Enquanto Somos Jovens (WhileWe’re Young, EUA, 2014), comédia sobre conflitos de gerações com Ben Stiller.

FESTIVAL VARILUX COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA
A 6ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês começa hoje, em João Pessoa, com quatro longas no CinEspaço e dois no Cinépolis. Confira toda a programação do evento francófono acessando o blog do Vida & Arte.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp