icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Kako Marques: em dia com a rotina de atleta

Durante 2 meses, apresentador do Globo Esporte da TV Cabo Branco suou a camisa para enfrentar desafio de diminuir suas medidas.

Publicado em 27/12/2015 às 8:00

Dois meses para entrar em forma para o verão. Foi esse o desafio que a equipe do Bom Dia Paraíba lançou a Kako Marques, apresentador da edição local do Globo Esporte da TV Cabo Branco. Sem pensar muito, ele topou – mesmo estando há mais de um ano sem praticar nenhuma atividade física. Acompanhado por uma equipe multidisciplinar, ele iniciou uma árdua maratona que teve fim no último dia 18.

Determinado, Kako suou a camisa em aulas de funcional, jump, crossfit, spinning, body combat, entre tantas outras modalidades. Chegou a ir trabalhar de bicicleta para conseguir dar conta do objetivo. Cada etapa foi mostrada no telejornal, dentro do quadro ‘Lá vem o verão’, com o intuito de servir de estímulo para os telespectadores que também queiram abandonar o sedentarismo.

No fim das contas, o esforço valeu a pena: ele reduziu o peso de 87,2 kg para 80,8 kg, e diminuiu a taxa de gordura corporal de 26% para 17%. A diferença que esses números fazem já está sendo sentida na prática pelo apresentador. “Roupas que não serviam mais, voltaram a servir. Estou me sentindo mais leve, menos cansado. A mudança ajudou bastante todo meu sistema imunológico e fisiológico”, contou.

Esta não é a primeira vez que Kako foca na rotina de atleta. No passado, já foi jogador de vôlei e futebol, lutou karatê e correu de kart. Deixou os treinos de lado quando descobriu uma grande paixão: o rádio. Foi na década de 70, quando o pessoense se mudou com a família para o Paraná. Por lá, eles montaram uma emissora radiofônica. “Comecei a me interessar pela área. Quando voltei a João Pessoa, determinei que queria trabalhar com aquilo”.

E assim aconteceu. Na capital paraibana, ele passou 15 anos atuando em rádio, como disc jockey (DJ). Contudo, o trabalho não se limitava a tocar música. Ele fazia um pouco de tudo, inclusive locução e produção. Nessa época, teve sua primeira experiência em vídeo, apresentando um programa independente, focado em esportes a motor, como motocross, kart e rally. O projeto durou quatro anos e foi exibido em TVs fechadas do Estado. Em 2003, integrou-se à equipe da Jovem Pan, FM que fazia parte da Rede Paraíba de Comunicação.

Dois anos depois, Kako foi chamado para gravar um piloto como apresentador do Globo Esporte na TV Cabo Branco. O teste agradou e ele garantiu a vaga. De lá pra cá, já se passou uma década. “No meu primeiro ano, fiz uma matéria sobre bicicross que foi exibida em rede nacional. A partir daí, surgiram outras oportunidades, inclusive no SporTV”, disse. Pelo canal esportivo, foi escalado para cobrir os jogos da Copa do Mundo 2014 realizados na cidade de Natal. O trabalho na capital potiguar lhe rendeu o título de Destaque do Ano no Prêmio Globo de Jornalismo e Esporte.

O reconhecimento também vem por parte do público. Segundo Kako, diariamente ele é abordado nas ruas por telespectadores que querem conversar, principalmente, sobre futebol. “São pessoas que opinam, dão suas dicas, sugestões. Fazemos nosso trabalho para elas e, exatamente por isso, faço questão de recebê-las com muita atenção sempre”, destacou.

À jornada na telinha e nas academias, o âncora do Globo Esporte soma outra bastante especial: a paternidade. Kako – que já é pai de Amanda, de 22 anos, e Clara, de 17 – está em êxtase com a chegada da pequena Samantha, que completou quatro meses na última terça-feira. “É minha terceira filha. Por estar mais experiente, estou vivendo tudo de maneira diferente. Todo o meu tempo livre é voltado para ela. Ajudo em tudo que posso. E quando recebo aquele sorriso, mesmo que sem dente algum, ganho o dia”, falou, emocionado.

Com a vida pessoal e profissional em equilíbrio, o apresentador frisa que também é hora de levar a sério a rotina esportiva. Muito além do verão, a meta agora é manter o corpo em dia o ano inteiro. “Não preciso mais perder peso. A ideia é continuar fazendo atividade física para manter a marca que alcancei. Ah! E também quero fortalecer minha musculatura para voltar a correr”, revelou. Nesse embalo, Kako, literalmente, vai chegar longe.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp