icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Lá fora, o Natal ganha trilha sonora pop

Cee-Lo Green, Rod Stewart, Katherine Jenkins e atores lançam discos natalinos

Publicado em 22/12/2012 às 8:00


Ao contrário do Brasil, onde música de final de ano se resume a Simone cantando o enfadonho ‘Então é Natal’, nos Estados Unidos é tradição que astros da música pop e erudita façam releituras para os grandes standards natalinos. Este ano, de John Travolta a Cee-Lo Green, astros de várias vertentes vestiram o gorro e correram para o estúdio, saindo de lá com boas releituras para o repertório tradicional.

Travolta, astro de cinema, reencontrou sua parceira em Grease – Nos tempos da Brilhantina (1978), Olivia Newton-John e juntos fizeram This Christimas (Universal Music), CD que reúne 14 clássicos natalinos, produzidos e arranjados por Randy Waldman. Para isso, contaram com uma mãozinha de pesos-pesados da música, como Tony Bennet, Barbra Streisand e Chick Corea, entre outros.

Bennet divide os vocais com a dupla em ‘Winter wonderland’, acompanhado pela The Count Basie Orchestra. Já Streisand leva pomposidade à ‘I’ll be home for Christmas’ e Chick Corea dedilha o piano na faixa-título. O disco ainda tem James Taylor (‘Deck the halls’), Cliff Richards (‘Have yourself a merry little Christmas') e Kenny G (‘Rock around the Christimas tree’). Tudo com arranjo muito tradicional e friamente calculado.

Já Rod Stewart, que há mais de dez anos não faz outra coisa senão reinterpretar o cancioneiro clássico norte-americano, resolveu atacar de Frank Sinatra gravando um disco natalino tradicional e elegante. Lançado lá fora pela prestigiada gravadora de jazz Verve (e pela Universal no Brasil), Merry Christmas, Baby também conta com um gogozinho amigo.

Estão lá, em duetos com Stewart, Mary J. Blige ('We three kings'), Michael Bublé ('Winter wonderland') e Cee-Lo Green (na faixa-título). O mais surpreendente é o dueto virtual entre o cantor e a saudosa Ella Fitzgerald (1917 - 1996) em ‘What are you doing New Year's eve?’.

Quem procura uma trilha com muito mais agito vai se deliciar com Ceelo’s Magic Moment (Warner Music), o disco natalino do ex-Gnarls Barkley, uma das melhores vozes do soul contemporâneo. Cee-Lo opta por um disco assumidamente pop, emparelhando clássicos tradicionais (‘Silent night’, ‘This Christmas’), com hits recentes (‘All I want for Christmas’, de Mariah Carey, e o mashup ‘All I need is Love’, que inclui, veja só, 'Mahna mahna', de Os Muppets) e até pérolas não muito óbvias (a bela ‘River’, de Joni Mtchell).

No CD de 14 faixas, Rod Stewart retribui a camaradagem de Cee-Lo cantando na faixa ‘Merry Christmas’, junto com Trombone Shorty, enquanto Christina Aguilera dá o ar da graça na balada ‘Baby it’s cold outside’ e o grupo vocal Straight no Chaser comparece numa ótima versão para ‘You’re a mean one, Mr. Grinch’. Enfim, um discaço para deixar a noite de Natal muito mais pra cima.

E se este ano as Puppini Sisters não compareceram, há um belo disco country nas prateleiras americanas. On This Winter's Night (importado), do trio Lady Antebellum, formado em 2006, foi direto para as paradas de sucesso dos EUA, embalado pelas clássicas 'All I want for Christmas is you' (muito parecida com a versão de Tessa Niles para o filme Simplesmente Amor), 'This Christmas' e 'Silent night (Lord of my life)'

Por fim, mas não menos importante, a mezzo-soprano Katherine Jenkins representa o erudito com This is Christmas (Warner Music). Nascida no País de Gales, a cantora que se tornou celebridade por levar a música erudita às massas lança um disco de 14 faixas (incluindo um bônus, ‘Holy night’, com a participação de Nathan Pacheco) que se desenvolve entre arranjos de orquestra barrocos e repertório clássico, indo do religioso (‘Ding dong Merrily on high’, ‘O come, o come Emmanuel’), passando pelo secular (‘In dulci jubilo’) e até transformando uma canção boba (‘Santa baby’) em uma requintada canção estilosa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp