CULTURA
‘Lado a Lado’ tem visual de cinema
Novela se destaca por acabamento caprichado, cinematográfico, e pelo cuidado com os figurinos e com a cenografia.
Publicado em 23/09/2012 às 16:20
A nova novela das seis, ‘Lado a Lado’ (Globo), vem atraindo a curiosidade do público por abordar a origem do futebol e do samba. A trama, passada no início do século 20, conta com um elenco de estrelas, mas também se destaca pelo acabamento caprichado em seu visual -na maquiagem, no figurino, na realização das cenas e até mesmo na qualidade das filmagens.
A produção, desde que foi anunciada pela Globo, era considerada especial: tem o experiente Dennis Carvalho como diretor de núcleo e Walter Carvalho como diretor fotográfico -nome consagrado do cinema nacional, que participou de filmes como ‘Central do Brasil’ (1998) e ‘Carandiru’ (2003). De acordo com a emissora, Walter foi escolhido para dar um olhar cinematográfico à novela.
O figurino de época ficou sob responsabilidade de Beth Filipecki (de ‘Fina Estampa’, 2011), que cuida de um acervo de mais de 900 peças. “Você nem imagina quanta coisa tem lá. São vestidos lindos, que não dá para saber de onde surgiram’’, conta a atriz Maria Eduarda, a Eliete.
Nas sequências de dança, quem colocou o samba no pé do elenco foi o dançarino profissional Jaime Arôxa. “Usei como inspiração o filme ‘Barravento’ (1962), com o Antonio Pitanga, pai da Camila [Pitanga, protagonista da trama]. Foi engraçado vê-la assistindo ao pai dançar.’’
Para conseguir se adaptar à rotina do início do século 20, o elenco teve de ralar. “Antes das gravações, tivemos palestras com aulas de história, postura, dança e vocabulário’’, diz Klebber Toledo, o Umberto.
Comentários