CULTURA
Lei cria Cine Banguê Acessível para pessoas com deficiência auditiva ou visual
Proposta da deputada Cida Ramos (PSB) foi publicada no DOE desta quinta.
Publicado em 10/10/2019 às 17:08 | Atualizado em 10/10/2019 às 18:21
Entrou em vigor nesta quinta-feira (10) uma lei que prevê a implantação do Cine Banguê Acessível, com sessões mensais, de forma gratuita, para atender as pessoas com deficiência auditiva ou visual. A proposta, de autoria da deputada Cida Ramos (PSB), foi sancionada tacitamente pelo presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB), e publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta.
A lei disciplina que as sessões devem acontece uma vez por mês, com apresentação de filmes nacionais e internacionais, no Cine Banguê, localizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Os espaços destinados à exibição dos filmes devem, conforme a lei, estar compatíveis com os recursos de audiodescrição e libras, além de outros instrumentos de acessibilidade.
De acordo com a justificativa apresentada por Cida Ramos, a lei visa proporcionar inclusão social, através do acesso das pessoas com deficiência auditiva ou visual às sessões de cinema, de forma gratuita e periódica.
Comentários