icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Letras desnudadas

Pôr do Sol Literário debate o livro 'A Nudez de Laura' da escritora Ana Paula Cavalcanti na Academia Paraibana de Letras.

Publicado em 20/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 11/01/2024 às 18:44

"É como ir ao colégio pegar o boletim do filho", brinca a escritora Ana Paula Cavalcanti, comparando o ritual materno à sua participação no Pôr do Sol Literário, que ocorre nesta quinta-feira em João Pessoa. O "filho" em questão é seu mais recente livro, A Nudez de Laura (Delicatta, 180 páginas, R$ 35,00), que está na berlinda hoje, a partir das 17h30, na sede da Academia Paraibana de Letras (APL).

O romance será apresentado pela poeta Cassandra Dias. Os debatedores desta 4ª edição são os escritores Astier Basílio, Ricardo Bezerra e Pepita Cavalcanti. "Todo escritor que lança uma obra tem a necessidade deste feedback", reflete Ana Paula Cavalcanti, que publicou A Nudez de Laura no ano passado e já participou de sessão de autógrafos em João Pessoa, Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF).

Além do debate em torno do livro, estão previstas intervenções das escritoras Sally Fonseca, Solange Gualberto e Mayara Almeida. O encontro será encerrado por uma sessão lítero-gastronômica com o tecladista Jebson Araújo. O primeiro romance de Ana Paula, bem como os títulos do catálogo do grupo Sol das Letras, estarão à venda no local.

"Eu fico feliz quando as pessoas me procuram para falar do que leram. As críticas negativas e sinceras também pesam e são importantíssimas para o nosso crescimento e aperfeiçoamento da linguagem", opina a estreante, que já tem outros dois livros a caminho: Marca de um Cheiro, uma ficção, e O Adeus Que Eu Não Te Dei, inspirado na tragédia que ocorreu em 2007 em que ela perdeu o filho, o marido e o cunhado.

Segundo Ana paula Cavalcanti, a ficção irá tratar da história de Helena e Eitor (sic), uma viagem sinestésica por aromas e lembranças. Já o volume autobiográfico é inspirado nas mensagens das colegas da escritora no grupo Mães na Dor, formado por parentes e amigos de vítimas da violência na Paraíba.

Um tema bem díspare do narrado em A Nudez de Laura, que abusa do erotismo para falar da paixão de uma mulher por um homem. "Eu discuto alguns pontos que ainda hoje não são discutidos, mesmo entre os jovens de hoje que às vezes se assemelham aos do meu tempo, repetindo os mesmos comportamentos", defende Ana Paula, que além de escrever é técnica em Turismo, bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduada em Auditoria em Serviço de Saúde e Gestão Empresarial e de Pessoas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp