CULTURA
Literatura em alta este ano na Paraíba
Neste sábado (20) tem início o I Salão Internacional do Livro da Paraíba, evento cuja programação se estenderá até o último domingo do mês com atrações de renome nacional, oficinas, estandes com expositores de todo o Brasil.
Publicado em 20/11/2010 às 12:00
De Astier Basílio do Jornal da Paraíba
No final do ano, a literatura está em alta na Paraíba. Nesta sexta-feira (19), o escritor moçambicano Mia Couto, vindo pela primeira vez por aqui, aterrissou por João Pessoa. Neste sábado (20) tem início o I Salão Internacional do Livro da Paraíba, evento cuja programação se estenderá até o último domingo do mês, dia 28, com atrações de renome nacional, oficinas, estandes com expositores de todo o Brasil, debates, palestras, lançamentos de livros e uma série de atividades ligadas à literatura. No último final de semana de novembro, o Sesc realiza também o seu I Seminário de Literatura, que trará também grandes nomes da literatura brasileira.
Por obra do Salão do Livro, que é promovido pela Subsecretaria de Cultura do Estado, por estes dias, darão o ar de sua graça grandes medalhões das nossas letras como a imortal da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon, o casal Affonso Romano de Sant’Anna e Marina Colasanti, o músico e poeta Arnaldo Antunes, o romancista Ignácio de Loyola Brandão, o cronista e romancista Mário Prata, o professor Pasquale Cipro Neto e, por último mas não menos importante, Fabrício Carpinejar, poeta e escritor, único dos autores convidados que ainda não tinha participado de eventos literários aqui na Paraíba.
Dentre os autores locais, destaque para Braulio Tavares, escritor colunista do JORNAL DA PARAÍBA e radicado há 30 anos no Rio de Janeiro, além de Sérgio de Castro Pinto, Águia Mendes e Hildeberto Barbosa Filho. Quem também estará em João Pessoa, novamente, é Silvério Pessoa. O músico, que esteve este ano no Fenart participando do Seminário Cena Contemporânea, volta em sua faceta de palestrante.
Diferentemente do que já é praxe dos eventos literários locais, em que as mesas com os convidados de fora são mediadas por autores da cidade, o Salão optou por ter dois mediadores nas mesas para toda a programação, Agda Aquino e Linaldo Guedes. A ideia é dar informalidade no contato com os escritores que além de proferirem suas palestras conversaram com o público em três espaços: “Fique Ligado”, “Café com Letras” e “Poética da Palavra.
A abertura oficial acontecerá hoje (20), a partir das 10 horas, no Cine Banguê, do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Haverá uma palestra com José Castilho que falará sobre Plano Nacional do Livro e da Leitura. A Feira internacional no Livro será aberta no mesmo horário e assim permanecerá até às 21 horas, todos os dias da programação, com entrada gratuita ao público.
Estarão à disposição do público títulos e obras de 52 expositores de todo o Brasil e um do Peru. Dentre os destaques estão: Editora Globo (SP), Editora Vozes (PE), Livraria Francesa (SP), Os menores livros do Mundo (Peru), Potylivros (RN).
Outro destaque importante da programação são as 15 oficinas que serão ministradas. A diversidade é das maiores. Há desde “Contação de História – Poesia Infantil: uma nova maneira de ver o mundo”, com a professora Neide Medeiros Santos, escritora e membro da FNLIJ na Paraíba até questões ligadas à internet como “Competência em Informação - Fotos na web - criando seu álbum virtual”, professor da UFPB Wagner Junqueira de Araújo e alunos.
Comentários