icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Livraria Esquina das Letras vai fechar as portas

Motivo da despedida, segundo o empresário Ivan Costa Jr., é a redução do mercado e o baixo faturamento da livraria.

Publicado em 20/01/2015 às 9:17 | Atualizado em 28/02/2024 às 17:20

"Em um país de semianalfabetos, a leitura perderá mais um espaço". É com este triste epitáfio que a Esquina das Letras está se despedindo dos seus clientes em João Pessoa. Funcionando desde o final de 2006 no Zarinha Centro de Cultura e no âmbito vitual, a livraria vai fechar as portas no dia 31 de janeiro para dar lugar a uma biblioteca voltada para os estudantes da instituição.

O motivo da despedida, segundo o empresário Ivan Costa Jr., é a redução do mercado e o baixo faturamento da livraria. "A razão objetiva é que, há um certo tempo, o interesse do público tem se mostrado aquém do esperado", aponta o empresário, que vai continuar gerenciando o espaço da biblioteca. "Nosso foco eram títulos de sociologia, filosofia, artes e línguas, o que nos deixava fora do mercado de livros religiosos e de autoajuda, que respondem por 47% das vendas hoje em dia."

Até o fim do mês, todo o acervo da Esquina das Letras, que já foi de quase oito mil títulos, em 2013, está sendo vendido a preços promocionais. A parte do acervo que não for vendida será incorporada à biblioteca, que já está sendo construída e terá como frequentadores alunos e pais de alunos matriculados regularmente no Zarinha Centro de Cultura.

Carência

"O fechamento me entristece muito, pois a perda de uma livraria é a perda de um espaço do qual carecemos aqui no Brasil", reflete Ivan Costa Jr. "Carecemos de bibliotecas neste país, então as livrarias tentam suprir este papel de estabelecer um ponto de contato entre os leitores e os livros."

Nos mais de oito anos de história, a livraria Esquina das Letras abrigou lançamentos de autores consagrados como Fernando Henrique Cardoso, Demétrio Magnoli, José Paulo Cavalcanti Filho, Braulio Tavares e Flávio Tavares. Pelas contas da direção da livraria, foram 27 lançamentos, além de outras atividades organizadas pelo Zarinha Centro de Cultura.

A partir de fevereiro, o ciclo de lançamentos literários será cancelado. O que continua é o tradicional ciclo de palestras da instituição, interrompido no final do ano passado. A diretoria já definiu a programação: serão nove palestras nos próximos meses.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp