icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Luiz Gonzaga é tema de jornada cultural a partir desta terça

Evento em homenagem ao Rei do Baião chega a JP. Para celebrar a sua memória, Troféu Asa Branca será entregue a personalidades que preservam a obra de Gonzagão.

Publicado em 19/08/2008 às 13:19

Da Redação
Com informações da Secom-PB

Tem início na manhã desta terça-feira (19) a Jornada Gonzagueana 2008, que reverencia o Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O evento itinerante é fruto de uma parceria entre a Fundação Vovô Januário, criada pelo músico em Pernambuco, e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

O pontapé inicial da jornada foi a missa solene que aconteceu na Catedral Metropolitana de João Pessoa, a partir das 10h. À frente da celebração estiveram o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagoto, e o padre Gotardo Tomaz de Lemos, compositor e amigo pessoal de Gonzagão. A missa contará com um toque regional conferido por sanfoneiros em homenagem ao músico.

Para as 19h30 está marcada a abertura oficial da exposição “Rumo ao Centenário de Luiz Gonzaga do Nascimento” na Galeria Archidy Picado, no Espaço Cultural José Lins do Rego. O ponto alto será a solenidade de entrega do Troféu Asa Branca, que acontece às 21h no Teatro Paulo Pontes, onde serão homenageados o poeta Ronaldo Cunha Lima e o escritor Onaldo Queiroga. Além da entrega do troféu, haverá shows com o humorista e cantor João Cláudio Moreno e do sanfoneiro Joquinha Gonzaga.

O Troféu Asa Branca é concedido a pessoas que, notadamente, estão contribuindo para a preservação e difusão não só da memória do Rei do Baião, como da obra do músico nascido em Exu, sede da fundação, como Onaldo Queiroga, que depois de lançar seu segundo livro de crônicas, “Esquinas da Vida”, em setembro, vai finalizar “Um Baião em Crônicas”, inspirado na obra de Gonzagão.

O evento prossegue até o dia 25 de agosto com a exibição de vídeos e a realização de palestras relacionadas com a cultura Gonzagueana, dirigidas aos estudantes da rede pública e privadas de ensino, pelos palestrantes Reginaldo Silva, Orlando Camboim, Onaldo Queiroga e Paulo Wanderley. Esses eventos irão acontecer tanto na Archidy Picado quanto no auditório Verde.

Dia do Forró

Durante o evento desta terça-feira, o governador Cássio Cunha Lima vai sancionar a lei que institui a data de 1º de junho como o Dia Estadual do Forró. A lei é de autoria do deputado Ivaldo Morais.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp