icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Mais dois filmes são exibidos de graça na orla de Tambaú

O Contador de Filmes, de Elinaldo Rodrigues, e O Homem que Engarrafava Nuvens, de Lírio Ferreira serão exibidos nesta quinta-feira (20), às 19h.

Publicado em 20/01/2011 às 12:06

Marina Magalhães
Do Jornal da Paraíba

Música e metalinguagem serão os temas de mais uma noite de verão do projeto Cinema da Estação, programação audiovisual do festival Estação Nordeste, no Busto de Tamandaré, em Tambaú.

Dando continuidade à exibição gratuita de filmes para turistas e paraibanos em férias pela cidade, serão exibidos nesta quinta-feira (20), às 19h, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), os filmes O Contador de Filmes, de Elinaldo Rodrigues, e O Homem que Engarrafava Nuvens, de Lírio Ferreira.

Veja mais opções de lazer na Agenda Cultural

O primeiro filme fala sobre o cinema, mas não dos grandes blockbusters hollywoodianos. Nesse documentário, com duração de 15 minutos, o culto à sétima arte é abordado sob a ótica de Ivan Araújo Costa, mais conhecido como Ivan “Cineminha”, um senhor que cresceu passando as sua horas em uma salinha de exibição escura, do cinema do seu pai, no município de Picuí.

Ele ganhou notoriedade pela cultura cinematográfica que desenvolveu de forma autodidata, anotando e memorizando cenas, personagens, curiosidades e detalhes de quase 15 mil histórias.

A memória é o método peculiar desse homem do semiárido paraibano, fazendo dele uma enciclopédia ambulante sobre o assunto e transformando seus causos no documentário digital, lançado no ‘Fest Aruanda’ do ano passado. O Contador de Filmes tem a mesma direção do realizador de Zé Ramalho – O Herdeiro de Avôhai e Sanhauá (ambos de 2009).

Mais longo e mais antigo que o primeiro, O Homem que Engarrafava Nuvens foi lançado em 2008 e tem 71 minutos de duração. Em comum, segue a linha documental, mas dessa vez conta histórias mesclada com outro tipo de arte: a música.

O filme fala da vida e obra de um advogado e deputado federal chamado Humberto Teixeira, mais conhecido como o “Doutor do Baião”, pelas suas famosas composições populares como “Asa branca”, “Assum preto” e “Qui nem jiló”. A direção é do aclamado diretor pernambucano de Baile Perfumado (1997), Árido Movie e Cartola - Música para os Olhos (ambos de 2006).

Mais filmes

A programação do Cinema da Estação, iniciada dia 6 é realizada todas as quintas de janeiro e termina na próxima semana com a exibição do curta Depois da Curva (2009), de Helton Paulino, e do longa Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), de Marcelo Gomes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp