icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Mais perto da comunidade

Grupo Ser Tão Teatro e banda Zefirina Bomba estão entre os 104 selecionados pelo programa de patrocínio do Itaú Cultural.

Publicado em 28/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 15:58

"Esta nova cara do Rumos veio perguntar à classe artística: 'do que vocês estão precisando?'". As palavras de Cristina Streva, fundadora do Grupo Ser Tão Teatro, sobre o programa de patrocínio do Itaú Cultural, sintetiza o porquê do edital ter sido tão concorrido neste ano. Foram mais de 15 mil projetos inscritos, entre nacionais e internacionais. Entre o seleto grupo de 104 selecionados, estão os projetos paraibanos do grupo Ser Tão Teatro e da banda Zefirina Bomba.

Em outubro de 2013, um comitê do Itaú Cultural veio a João Pessoa divulgar o projeto e explicar as mudanças do Rumos, que existe há 17 anos. A repaginada das diretrizes amplia as escolhas e derruba algumas barreiras dos editais de cultura.

A nova fase do Rumos, por exemplo, não tem um incentivo específico para cada área de expressão artística ou intelectual; o artista (ou grupo) tem a liberdade de escolher como deseja realizar sua parceria com o projeto.

No caso do Ser Tão Teatro, o projeto será de manutenção, baseado em três etapas: oficinas para a comunidade e os artistas, um acervo das memórias do grupo e pesquisas artísticas.

No ano passado, a sede do Ser Tão Teatro foi alvo de dois assaltos em um curto espaço de tempo, o que acarretou na perda do acervo e equipamentos técnicos do grupo.

“Esta é uma esperança de renovação e de continuidade do nosso trabalho. Queremos que nossos artistas possam ter uma função mais permanente junto com a cidade”, disse Cristina.
O grupo, que já rodou mais de 80 cidade no Brasil, tem pretensões agora de realizar ações menos pontuais com a comunidade, como oficinas ao longo do ano todo.

TURNÊ E 'DOC'
A banda Zefirina Bomba também foi contemplada pelo Rumos.

Com fé no rock e pé na tábua, o grupo põe em frente o projeto de um intercâmbio cultural na América Latina.

Já conhecida por suas "roadtrips", O power-trio trouxe à Paraíba, por exemplo, bandas do Chile e França. “Agora vamos fazer o processo inverso. A gente quer ir lá, vivenciar essa experiência e documentar tudo para trazer ao público daqui. O projeto é bem amplo, mas bem dentro do que a gente fez a vida toda”, contou Ilsom Barros, vocalista da banda.

O grupo quer percorrer cerca de dez países de carro, partindo do Brasil e chegando ao México. “Já fizemos muito barulho por João Pessoa e está na hora de fazer fora. Isso é a exportação da arte. A gente lutou muito para tornar isso uma identidade do Zefirina, e acho que termos sido selecionados tem muito a ver com a nossa história”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp