CULTURA
Mangai adapta 'João e Maria'
Cia Mangai de Teatro traz para o Ednaldo do Egypto adaptação de João e Maria; espetáculo fica em cartaz durante o final de semana.
Publicado em 26/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:18
A adaptação da Cia. Mangai para o clássico João e Maria estreia hoje em João Pessoa carregando a reboque outras duas estreias: a do grupo que, aos 18 anos, atingiu a maioridade e se apresenta fora de Alagoa Grande pela primeira vez, e a do figurinista e cenógrafo Geostenys Melo como diretor, longe de sua terra natal. O espetáculo faz duas apresentações, hoje e amanhã, às 20h, no Teatro Ednaldo do Egypto. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).
"Nós sempre montamos peças de cunho pedagógico, discutindo problemas sociais a partir do teatro", conta Melo, que está prestes a concluir o curso de Artes Visuais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e montou a Cia. Mangai quando ainda estudava no Ensino Médio, em Alagoa Grande. "Já adaptamos alguns infantis de autores como Maria Clara Machado, mas sempre de maneira pedagógica."
A guinada na trajetória veio quando ele entrou em contato com o texto dos Irmãos Grimm. "Eu peguei o livro com o clássico e adaptei me baseando nos três atores que eu tinha", diz ele, citando o trio formado por Isabelly, Lucas Miguel e Márcio Bacellar. "Isabelly e Lucas interpretam apenas João e Maria, mas Marcio faz todos os outros personagens. É uma adaptação que procura seguir à risca o clássico, sem nada de muito contemporâneo."
Todos os cenários, adereços e figurinos foram desenvolvidos pelo diretor, que tem experiência na concepção destes elementos junto a outros grupos da capital, como as companhias Paraibana de Comédia, Oxente e Argonautas.
Comentários