CULTURA
MAPP deverá abrir em junho
Museu foi inaugurado em dezembro do ano passado, mas continua fechado para o público; abertura deve acontecer durante o São João.
Publicado em 14/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 15:52
Inaugurado no dia 13 de dezembro do ano passado, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), conhecido como Museu dos Três Pandeiros, continua com as portas fechadas ao público.
Com um investimento de R$ 10,5 milhões, a previsão é que o museu seja aberto antes do dia 24 de junho, porém a data ainda não foi definida. A intenção é abri-lo durante o Maior São João do Mundo.
O atraso para a abertura do museu se deu principalmente pela demora do processo licitatório para aquisição da mobília, motivada pela greve deflagrada pelos servidores da UEPB.
Todos os móveis já estão sendo montados e dentro de 20 dias o acervo deverá começar a ser transferido para o prédio.
O MAPP ocupa 972 metros quadrados de área construída e se destaca pelos traços ousados do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu aos 104 anos, pouco antes do museu ser concluído.
O novo museu irá acolher trabalhos dos mais talentosos artistas paraibanos, como Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês, Elba Ramalho, entre outros. A ideia é que cada uma das três estruturas circulares remeta a um determinado gênero de arte: artesanato, música e literatura de cordel.
“No espaço dedicado à música iremos abrir com peças de Jackson do Pandeiro, todas adquiridas com o escritor Fernando Moura, autor da biografia do artista”, afirmou o assessor do gabinete da reitoria da UEPB, Hipólito Lucena.
Além do acervo de Jackson, também estarão expostas cerca de 120 peças de artesanato e onze mil títulos de literatura de cordel. “Haverá uma rotatividade das exposições e a cada três meses iremos mudar os acervos”, acrescentou Hipólito.
Comentários