CULTURA
Marimbanda faz show em Campina Grande
Quarteto de música instrumental brasileira se apresenta nesta quinta (24) em show gratuito no Teatro Severino Cabral em Campina.
Publicado em 24/11/2011 às 6:30
Donos de um estilo próprio, que valoriza toda a força e riqueza da música brasileira, a Marimbanda é um dos grupos que representam a música instrumental do Brasil. Com dois CDs já lançados, Marimbanda e Tente Descobrir, destacam-se em seu currículo as apresentações pelo eixo Rio-São Paulo e a recente excursão pela França e Bélgica.
A Marimbanda se apresenta hoje no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, a partir das 21h, com entrada franca. Apresentando um repertório com músicas de seu próximo CD (em preparação) e mostrando ao público um panorama dos ritmos brasileiros: baião, frevo, choro, samba e bossa nova, além de salsa e jazz.
O quarteto de Fortaleza é composto por Luizinho Duarte (bateria e percussões), Heriberto Porto (flauta), Thiago Almeida (piano) e Miquéias dos Santos (baixo).
O show apresenta temas intimistas como 'Destino', passando pela oportuna releitura do clássico 'Pisa na fulô'. Um show que terá o melhor sotaque do Brasil.
“Música instrumental brasileira”. Essa é a definição para o som da Marimbanda defendida pelo flautista Heriberto Porto. Essa concepção, aliada à beleza e à variedade das composições do baterista Luizinho Duarte, bem como à desenvoltura de cada integrante em seu instrumento, ajudam a explicar por que a Marimbanda se tornou uma das maiores referências na cena instrumental cearense.
Sobre o nome do quarteto, Ruy Vasconcelos diz no encarte do primeiro CD que “Marimbanda é uma dessas palavras cheias de harmônicos: marimba, marimbondo, e sutil eco de sabor banto ('quimbanda'). Há algo africano, caribenho. Bem coletivo. Algo próximo das marujadas ou marinhadas”.
De Campina Grande o quarteto segue para a cidade de Pombal, onde se apresenta no dia 26, às 20h, no Cine Teatro Murarte. A turnê tem patrocínio do Programa BNB de Cultura.
Serviço
• MARIBANDA. No Teatro Municipal Severino Cabral (Av. Floriano Peixoto, s/n, Centro, Campina Grande - tel.: 3322-7490), nesta quinta-feira, às 21h. Gratuito.
Comentários