icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Marisa Monte defende “resistência poética para acalmar os corações“

Cantora se apresenta em João Pessoa nesta quinta-feira (28), com o show “Portas”,

Publicado em 27/04/2022 às 12:19 | Atualizado em 28/04/2022 às 7:02


                                        
                                            Marisa Monte defende “resistência poética para acalmar os corações“
Foto: Leo Aversa. Leo Aversa

Marisa Monte descreve sua forma de resistir como poética e feita para acalmar corações A cantora, que se apresenta em João Pessoa, nesta quinta-feira (28), com o show “Portas”, conversou com o JORNAL DA PARAÍBA sobre o disco e momento atual no Brasil e mundo. O show, que já está com os ingressos esgotados, acontece no Teatro A Pedra do Reino, a partir das 21h.

O amor da capital paraibana por Marisa Monte é recíproco.“Gosto muito de ir na Ponta do Seixas, visitar as obras do arquiteto Sérgio Bernardes, que construiu muito na cidade, de andar pela orla, comer tapioca e tomar água de coco na beira mar”.

Resistência poética

“Portas”, álbum lançado em 2021, após o hiato de uma década, traz canções amorosas, leves e solares, contrastando com o contexto do período da pandemia da Covid-19 e a instabilidade política e econômica no Brasil. Marisa Monte explica que quis conectar as pessoas com um senso de esperança.

“Gostaria de conectar as pessoas com esse senso de esperança e com a certeza histórica do progresso e da evolução civilizatória”.

A artista ainda ressalta que seguirá fazendo resistência poética, incentivando os sonhos e a criatividade como motores de transformação social.

“Seguirei fazendo uma resistência poética para acalmar os corações e amplificar a imaginação e a criatividade, um campo onde tudo pode ser imaginado e sonhado. Precisamos poder sonhar com um país melhor para transformar o ideal em real”.

Essa resistência, segundo a cantora, é em busca de um país menos desigual, com mais respeito às minorias, aos povos originários, além da arte, educação e à cultura.

“Desejo um país mais justo, menos desigual, com mais voz para as minorias, mais espaço e escuta para as mulheres, mais respeito e colaboração em prol do bem comum. Gostaria também de mais respeito ao meio ambiente, aos povos originários, a ciência, a arte, a cultura e a educação, uma classe política mais comprometida com o país”.

Parcerias do disco “Portas”

O álbum “Portas” traz colaborações com parceiros históricos, como Arnaldo Antunes, além de encontros da nova geração, como Silva e Chico Brown. Marisa Monte revela que trabalhar em projetos colaborativos nos dez anos que ficou sem lançar trabalhos solos foi importante para manter e renovar parcerias.

“Durante esse período trabalhei muito, em projetos colaborativos. Mantive e renovei minhas parcerias, aprendi convivendo com outros artistas como Paulinho da Viola, Arnaldo, Carlinhos, Arto Lindsay, Seu Jorge, Chico Brown, Silva e Marcelo Camelo. Foi um tempo de manter e ampliar minhas parcerias criando um repertório novo”.

O parceiro mais presente em 'Portas' é Chico Brown. O músico que carrega o nome do avô, Chico Buarque; e o sobrenome artístico do pai, Carlinhos Brown, um grande parceiro de Marisa; assina cinco músicas junto com a cantora no disco.

"Conheço o Chico desde que nasceu, é um encanto da vida poder estar viva para ver ele se tornar meu parceiro. Ele é um assombro, grande músico, compositor multi-instrumentista que acrescentou frescor e destemor aos arranjos".

Já no caso de Silva, um dos fatores de aproximação foi o álbum que ele fez dedicado ao cancioneiro de Marisa Monte. “Eu já acompanhava o trabalho do Silva e o fato dele ter feito um álbum dedicado ao meu cancioneiro nos aproximou e nossas afinidades fizeram com que a gente se tornasse parceiro de uma forma muito natural”.

Imagem

Luana Silva

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp