CULTURA
Marlene Almeida expõe em SP
Artista plástica paraibana Marlene Almeida abre nesta terça-feira (7) em São Paulo, a exposição 'Tempo para o Destino'.
Publicado em 07/05/2013 às 6:00
A exposição intitulada Tempo para o Destino, da artista plástica paraibana Marlene Almeida, ocupará as salas Burle Marx e Pinacoteca do Museu Brasileiro da Escultura (Mube), em São Paulo, a partir desta terça-feira.
Com entrada gratuita, a instalação ficará até o dia 26, mostrando a efemeridade e a natureza do tempo, reflexão que faz parte dos trabalhos da artista desde a década de 1990. “Todos esses trabalhos discutem minha angústia da transitoriedade do ser humano”, descreve.
Tempo para o Destino foi exposta pela primeira vez no ano passado, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. A mostra é um conjunto de objetos, tubos em tecido laminado preenchidos com areia, como ampulhetas, e objetos suspensos e iluminados que remetem ao modo ancestral de medir o tempo: as varas de sombra.
Além desses elementos, a artista revela que adicionou mais 24 quadros, feitos com a técnica de tempera com pigmentos com destaque para o branco.
De acordo com Marlene Almeida, a ideia dessa série veio dos monitores dos voos internacionais, onde mostra o aviso do tempo que falta para a chegada ao próximo aeroporto: ‘time to destination’.
Para a artista, o vernissage na capital paulista tem uma importância a mais, já que hoje ela completa 71 anos.
Comentários