CULTURA
Melodia inédita na PB
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba se apresenta nesta quinta-feira (08) em João Pessoa.
Publicado em 08/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:46
São três obras inéditas que serão desbravadas pela primeira vez em solo paraibano através dos instrumentos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB), que inaugurará também a temporada 2004 nesta quinta-feira.
O concerto gratuito acontecerá a partir das 20h, na Igreja Presbiteriana (localizada na rua Dep. Odon Bezerra, 294, Tambiá), em João Pessoa.
“Em todos os concertos tenho o cuidado de pesquisar a música sinfônica brasileira para que o público conheça e ame o que a gente faz”, explica o maestro-titular Luiz Carlos Durier. “O repertório sinfônico básico é bastante conhecido, mas há muitas outras que não são conhecidas”.
A apresentação se inicia com a obra ‘Abertura Brasil 2012’, do compositor gaúcho Dimitri Cervo. Nessa peça se fazem presentes as características de estilo de Cervo e influência das aberturas de Beethoven, no tocante ao esquema formal lento-rápido, na transformação do tema lento intimista e um tema heroico, e no cuidadoso plano de dinâmicas.
Em seguida, será executada ‘Introdução, tema e variações, Op. 102 para oboé e orquestra’ de J. N. Hummel (1778-1837). Nesta apresentação, o concerto contará com uma variedade de melodias ao som de oboé, com o solo de Alisson Azevedo, um dos integrantes da OSJPB. “Todos os solistas são músicos da orquestra”, informa Durier. “O objetivo é estimular para que eles cresçam na orquestra e como músicos”.
Em seguida será apresentada ‘Danças da Noruega, op. 35’, do compositor norueguês Edvard Grieg (1846-1907). De acordo com o regente, o ineditismo da peça no Nordeste é justificado em virtude da obra originalmente ser escrita para piano a quatro mãos.
Por fim, a orquestra executará ‘Finlândia Op. 26’, poema sinfônico que tornou o nome de Jean Sibelius (1865-1957) conhecido mundialmente.
FORRÓ ERUDITO
Segundo Luiz Carlos Durier, toda a programação da temporada 2014 da sinfônica jovem já está traçada.
A próxima apresentação está marcada para o dia 10 de junho e será “um grande concerto popular na área de forró”, revela o maestro.
Comentários