icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Melodia inédita na PB

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba se apresenta nesta quinta-feira (08) em João Pessoa.

Publicado em 08/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:46

São três obras inéditas que serão desbravadas pela primeira vez em solo paraibano através dos instrumentos da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB), que inaugurará também a temporada 2004 nesta quinta-feira.

O concerto gratuito acontecerá a partir das 20h, na Igreja Presbiteriana (localizada na rua Dep. Odon Bezerra, 294, Tambiá), em João Pessoa.

“Em todos os concertos tenho o cuidado de pesquisar a música sinfônica brasileira para que o público conheça e ame o que a gente faz”, explica o maestro-titular Luiz Carlos Durier. “O repertório sinfônico básico é bastante conhecido, mas há muitas outras que não são conhecidas”.

A apresentação se inicia com a obra ‘Abertura Brasil 2012’, do compositor gaúcho Dimitri Cervo. Nessa peça se fazem presentes as características de estilo de Cervo e influência das aberturas de Beethoven, no tocante ao esquema formal lento-rápido, na transformação do tema lento intimista e um tema heroico, e no cuidadoso plano de dinâmicas.

Em seguida, será executada ‘Introdução, tema e variações, Op. 102 para oboé e orquestra’ de J. N. Hummel (1778-1837). Nesta apresentação, o concerto contará com uma variedade de melodias ao som de oboé, com o solo de Alisson Azevedo, um dos integrantes da OSJPB. “Todos os solistas são músicos da orquestra”, informa Durier. “O objetivo é estimular para que eles cresçam na orquestra e como músicos”.

Em seguida será apresentada ‘Danças da Noruega, op. 35’, do compositor norueguês Edvard Grieg (1846-1907). De acordo com o regente, o ineditismo da peça no Nordeste é justificado em virtude da obra originalmente ser escrita para piano a quatro mãos.

Por fim, a orquestra executará ‘Finlândia Op. 26’, poema sinfônico que tornou o nome de Jean Sibelius (1865-1957) conhecido mundialmente.

FORRÓ ERUDITO

Segundo Luiz Carlos Durier, toda a programação da temporada 2014 da sinfônica jovem já está traçada.

A próxima apresentação está marcada para o dia 10 de junho e será “um grande concerto popular na área de forró”, revela o maestro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp