CULTURA
'Meu Amigo Hindu' e o vencedor do Oscar 'Filho de Saul' estreiam na Paraíba
Obra biográfica de Hector Babenco, 'Meu Amigo Hindu' é protagonizado pelo ator Willem Dafoe.
Publicado em 17/03/2016 às 11:07
É comum a temática do Holocausto comover os votantes da Academia de Hollywood vez por outra. No caso da categoria de Melhor Filme Estrangeiro, temos os exemplos de Os Falsários (2007) e A Vida é Bela (1997), que ganharam o Oscar abordando esse assunto.
Nesta quinta-feira, outro vencedor da estatueta dourada estreia no CinEspaço, em João Pessoa. Em Filho de Saul (Saul Fia, Hungria, 2015), o protagonista (vivido pelo húngaro Géza Röhrig) é um judeu que faz parte do Sonderkommando, grupo de prisioneiros recrutados para limpar as câmaras de gás após as execuções, remover os cadáveres e seus pertences valiosos.
Nesse contexto, Saul se depara com um jovem que acredita ser seu filho morto. A partir dai, ele perambula pelos 'círculos de poder' dentro do submundo do campo de concentração para encontrar entre os outros prisioneiros um rabino e oferecer ao menino um enterro apropriado. Em paralelo, membros do Sonderkommando estão conspirando para fazer um levante no local, deixando a missão do personagem principal cada vez mais impossível de ser feita.
Dirigido pelo estreante László Nemes, o longa-metragem tem um formato de tela mais reduzido, quadrado, para oferecer o clima de claustrofobia da narrativa.
Além de vencer o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro pela Hungria, Filho de Saul ganhou o Globo de Ouro na mesma categoria e o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, perdendo a Palma de Ouro para Dheepan - O Refúgio, do francês Jacques Audiard.
Outra estreia também no CinEspaço é Meu Amigo Hindu (Brasil, 2015), filme assumidamente autobiográfico do diretor argentino naturalizado brasileiro Hector Babenco.
Em 1990, o diretor de filmes como Pixote, A Lei do Mais Fraco (1980), O Beijo da Mulher-Aranha (1984) descobriu um câncer linfático que foi vencido em oito anos de tratamento.
Essa experiência próxima da morte rendeu o longa estrelado pelo ator norte-americano Willem Dafoe (de Anticristo), que interpreta um cineasta com a mesma enfermidade.
Quando ele é informado do diagnóstico de poucos meses de vida, o protagonista se casa com sua namorada de longa data (Maria Fernanda Cândido, de Dom) e viaja para os Estados Unidos, onde fará um transplante experimental de medula óssea, cujo doador (Guilherme Weber, de Árido Movie) é o irmão que estava sem se falar há muito tempo.
Lidando com a dor e conversando com a morte (encarnada na figura de Selton Mello, de O Palhaço), conhece um menino hindu que se torna seu mais novo amigo. Um dia ele não aparece mais.
No elenco de Meu Amigo Hindu, o galã Reynaldo Gianecchini, como um médico inspirado em Dráuzio Varella (autor do livro Estação Carandiru, que foi adaptado em 2003 para o cinema pelo próprio Babenco), Ary Fontoura (de A Guerra dos Rocha) e Bárbara Paz (da novela 'global' A Regra do Jogo).
A produção marca também a volta do diretor platino às telonas. Desde O Passado (2007), drama com o ator mexicano Gael García Bernal (de Ensaio Sobre a Cegueira), ele não fazia um novo filme.
Outras estreias
'Boa Noite, Mamãe'. Terror austríaco acompanha gêmeos que vivem isolados numa casa e recebem a sua mãe após uma cirurgia plástica no rosto. Aos poucos, as crianças temem que a pessoa coberta pelas bandagens não seja ela. No 'Cinema de Arte' do Cinépolis, em João Pessoa.
'Ressurreição'. Um centurião romano agnóstico (Joseph Fiennes, de 'Shakespeare Apaixonado') é enviado por Pôncio Pilatos para investigar a ressurreição e localizar o corpo desaparecido de Jesus de Nazaré. A direção é de Kevin Reynolds ('Waterworld'). Em JP e CG.
'Zootopia: Essa Cidade É o Bicho'. A nova animação da Disney mostra uma coelhinha que sonha em se tornar policial, profissão destinada somente aos bichos grandes e fortes. Determinada a provar seu valor, ela embarca numa aventura ao lado de uma malandra raposa. Em JP e CG.
Comentários