icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Mistérios além das estrelas

Suíço Frederik Peeters volta a ser publicado no Brasil com a ficção científica 'Aâma 1 - O Cheiro da Poeira Quente'.

Publicado em 11/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 30/01/2024 às 14:14

Depois de nos mostrar – junto com o roteirista francês Pierre-Oscar Lévy – uma espécie de episódio de Além da Imaginação no álbum Castelo de Areia (lançado em 2011 pela Tordesilhas), o suíço Frederik Peeters volta a ser publicado no Brasil com a ficção científica Aâma 1 - O Cheiro da Poeira Quente (Editora Nemo, 88 páginas, R$ 39,00).

Inicialmente somos apresentados a Verloc Nim, que acorda amnésico em um planeta inóspito e deserto. Desnorteado, aparece um gorila-robô chamado Churchill e lhe entrega um diário, escrito pelo próprio Verloc nos últimos dias antes de perder a memória.

A partir deste ponto, é revelado um ambiente digna da obra de Philip K. Dick (1928-1982), onde novos tipos de drogas, parafernália hipertecnológica e modificações genéticas ditam a ordem mundial.

Baseado nas suas anotações, o protagonista começa a relembrar que está no fundo do poço: viciado e separado da mulher, ele é impedido de ver a filha, além de perder facilmente a loja herdada do pai para um vigarista. Apesar de seu vício, Verloc tem uma conduta diferente da maioria que adota o sistema de fazer implantes e modificações no genes.

Nesse caos de uma sociedade tecnocrata, Verloc encontra seu irmão, Conrad, funcionário de uma companhia de biorrobótica que convida para uma missão acompanhado do gorila-robô Churchill para descobrir o que aconteceu com uma comunidade científica exploratória em um planeta distante denominado Ona (Ji) que ficou sem contato com a Terra por cinco anos.

Aos poucos, as peças do quebra-cabeças da memória do personagem vão se encaixando. Verloc Nim descobre que a missão vai além de um resgate, revelando o envolvimento de um misterioso produto chamado Aâma como também a sua desaparecida filha Lilja, a única lembrança que lhe resta.

Com três edições já publicadas na Europa, a obra criada por Frederik Peeters recebeu o prêmio de Melhor Série pelo seu segundo volume, no 40º Festival de Angoulême, na França, em 2013.

Aâma 1 - O Cheiro da Poeira Quente tem papel couché, formato álbum (20 x 28 cm) e capa cartonada sem orelhas. De acordo com informações da Nemo, os próximos volumes serão lançados pela editora ainda neste ano.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp