CULTURA
Monstros na escola
Universidade Monstros mostra como James P. ‘Sulley’ Sullivan e Mike Wazowski se formaram na arte dos sustos.
Publicado em 21/06/2013 às 8:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:48
As criaturas que ‘aterrorizam’ o sono das crianças saindo de armários ou debaixo das camas estão de volta. Na verdade, Universidade Monstros (Monsters University, EUA, 2013) mostra como James P. ‘Sulley’ Sullivan e Mike Wazowski se formaram na arte dos sustos.
O prelúdio protagonizado pela dupla inseparável da animação Monstros SA (2001) entra em cartaz nos cinemas paraibanos a partir de hoje.
O longa-metragem mostra quando o olhudo Mike e o peludo Sullivan se conheceram na academia. Recém-chegado à vida universitária, Mike é um sujeito estudioso, CDF, mas não muito assustador. Já seu colega de quarto, Sulley, é um mostro popular e arrogante.
Por quererem se formar em ‘Susto’, o espírito competitivo de ambos fica fora de controle e resulta com os dois sendo expulsos do programa de assustadores de elite da universidade.
Assim, Mike e Sulley percebem que terão que se unir e trabalhar com um estranho grupo que não se encaixa em nenhuma turma, se quiserem ter alguma esperança de ganhar o diploma.
No lugar do cineasta Pete Docter (diretor também de Up - Altas Aventuras), quem assumiu o posto foi o novato Dan Scanlon.
Universidade Monstros teve um total de mais de 100 mil desenhos produzidos para o seu storyboard, sendo o número recorde de uma produção da Pixar, que pertence à Disney desde 2006.
DO PALCO PARA TELONA
Outra estreia em João Pessoa e Campina Grande é a comédia Minha Mãe é uma Peça - O Filme (Brasil, 2013).
O subtítulo da produção é justificado pela sua origem nos palcos cariocas, onde a peça homônima foi sucesso de bilheteria, levando mais de meio milhão de pessoas ao teatro e garantindo uma indicação ao Prêmio Shell de Melhor Ator para Paulo Gustavo, que encarna seu lado materno com a protagonista dona Hermínia.
Hermínia é uma mulher de meia-idade aposentada que tem como a sua maior preocupação achar o que fazer. Separada de Carlos Alberto (Herson Capri), que namora uma fútil rata de academia (Ingrid Guimarães), ela é uma mãe dedicada e está sempre preocupada com os filhos (interpretados por Mariana Xavier e Rodrigo Pandolfo).
O roteiro de Minha Mãe é uma Peça foi adaptado pelo próprio Gustavo, que atualmente interpreta diferentes personagens nas esquetes do seriado de TV 220 Volts, do canal Multishow. A parceria com André Pellenz, que assina a direção, começou nos bastidores da série.
Uma curiosidade: além de fazer parte do elenco de filmes como Divã e Xuxa em O Mistério de Feiurinha (ambos de 2009), Paulo Gustavo participou das filmagens de Os Mercenários (2010), filme de ação de Sylvester Stallone, no qual faz uma ponta como um soldado do General Garza.
Comentários