CULTURA
Morre aos 70 anos, o cantor Joe Cocker
Joe Cocker morre deixando no ar sua magistral interpretação para 'With a little help from my friends'.
Publicado em 23/12/2014 às 6:00 | Atualizado em 14/03/2024 às 17:05
Algumas canções nascem com um artista, mas são adotadas por outro de uma forma tão intensa que o acompanham por toda uma vida. Por isso, ao ser anunciada a morte do cantor Joe Cocker, na tarde de ontem, as redes sociais foram inundadas com a interpretação que ele fez para ‘With a little help from my friends’, dos Beatles, cover famoso no palco do festival Woodstock, na tarde de 17 de agosto de 1969.
"Adeus e Deus abençoe Joe Cocker. De um de seus amigos. Paz e amor", escreveu Ringo, baterista dos Beatles e a voz por trás de 'With a little help...', no Twitter, logo após a notícia da morte do cantor se espalhar.
Dono de um vozeirão descomunal, inventor da “air guitar”, com seu jeito de cantar tocando uma guitarra imaginária, Cocker morreu “depois de uma longa batalha contra um câncer no pulmão”, de acordo com o jornal The New York Times. Ele tinha 70 anos e há dois havia lançado um álbum de estúdio revigorante, Fire It Up, que acabou por dar origem a um CD/DVD ao vivo em 2013. São seus últimos trabalhos.
Nascido John Robert Cocker em Sheffield, Inglaterra, no dia 20 de maio de 1944, Joe Cocker transitou entre o rock, o blues e o soul emprestando sua voz rascante a inúmeros sucessos. Seus covers – além da música lançada em Sgt. Peppers (1967), ele gravou outras canções dos Beatles - chegaram ao topo da parada e em 1983, o cantor foi agraciado com um Grammy por Up Where We Belong, disco de duetos que gravou com a cantora Jennifer Warnes.
Mas a boa fase começaria bem antes, em 1969, quando ele lançaria dois grandes álbuns, With a Little Help From My Friends, que além da música dos Beatles tinha versões de Bob Dylan e canções autorais, e Joe Cocker!, com mais Dylan, Beatles e agora Leon Russell (no repertório consta 'Delta lady' e 'Hello little friend').
Com Leon Russell, ele faria a turnê Mad Dogs & Englishmen, imortalizada em filme e disco. Nela, Cocker e Russell se cercariam de um timaço para compor um dos grandes discos ao vivo da história, cujo repertório seria banhado com hinos do quilate de 'Honk tonk women' (Rolling Stones), 'Cry me a river' (Arthur Hamilton), 'Bird on the wire' (Leonard Cohen) e 'Girl from the North Country' (Bob Dylan).
Comentários