CULTURA
Morre artista que fez visual de 'Alien'
Hans Rudolf Giger estava com 74 anos e morreu na segunda-feira (12), em decorrência de uma queda na escada de sua casa.
Publicado em 14/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 13:06
Responsável por criar o visual do premiado clássico Alien – O 8º Passageiro, o artista suíço H. R. Giger – iniciais de Hans Rudolf Giger – morreu na segunda-feira, em decorrência de uma queda na escada de sua casa, anunciou a direção do museu que leva o nome do artista. Estava com 74 anos.
Além de ter criado o monstro ‘alien’ do filme de Ridley Scott, H. R. Giger criou o interior e exterior das naves e o ambiente em que se desenrola o filme de 1979, que lhe valeu um Oscar.
Mas não foi a única contribuição do artista ao cinema. Ele também atuou no visual dos filmes A Experiência (1995), Poltergeist 2 (1986) e Duna (1984).
Na música, criou capas de discos para artistas como Emerson, Lake & Palmer, Debbie Harry e Danzig.
Polêmico, criara para si uma áurea de mistério e insanidade.
Dizia-se que ele costuma esconder o corpo da noiva no guarda-roupa, enquanto compunha uma obra marcada por mulheres e monstros, ao mesmo tempo assustadores e sensuais.
Em uma edição especial da quadrilogia Alien, lançada em DVD e blu-ray, há um documentário de mais de duas horas sobre o primeiro filme e uma boa parte dele é dedicada ao artista suíço.
Durante a pré-produção de Prometheus (2012), Ridley Scott voltaria a se encontrar com o artista, que fora acompanhar o desenvolvimento do visual do filme baseado na obra que criara mais de 30 anos antes.
Comentários