CULTURA
Morre ex-presidente da Academia Paraibana de Letras Joacil de Britto
Escritor, político, jornalista e jurista morreu na manhã desta quarta-feira (29) em João Pessoa
Publicado em 29/08/2012 às 9:52
Morreu na manhã desta quarta-feira (29) em João Pessoa o ex-presidente da Academia Paraibana de Letras Joacil de Britto Pereira. Joacil era escritor, político, jornalista e jurista. Ele estava internado desde o sábado (25) após sofrer um ataque cardíaco e morreu com múltipla falência de órgãos. O corpo será velado na Academia Paraibana de Letras, em João Pessoa, e o enterro acontece às 17h desta quarta-feira no cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro do Varadouro.
A carreira de escritor rendeu mais de vinte livros publicados e como político Joacil foi Secretário do Conselho Penitenciário, Relator de Anais e Debates da Assembléia Legislativa, Secretário de Governo e Chefe da Casa Civil, Secretário do Interior e Justiça e Secretário de Segurança. Foi por duas vezes deputado estadual e também por dois mandatos deputado federal.
O escritor também foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, e presidente da Academia Paraibana de Letras por dez anos. Pertenceu ao Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, à Associação Paraibana de Imprensa, à Academia Campinense de Letras, à Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro. Sócio da Academia de Letras de Pernambuco. Pertenceu ao Conselho Estadual de Cultura. Sócio Honorário da Academia Paraibana de Filosofia e sócio de Honra da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.
Joacil de Britto Pereira nasceu no dia 13 de fevereiro de 1923, em Caicó, no Rio Grande do Norte. Com nove anos de idade passou a morar em João Pessoa, capital paraibana, de onde não viria a sair mais. Estudou no Liceu Paraibano, onde fundou o Teatro do Estudante com outros colegas. Joacil era jornalista, historiador, biógrafo, memorialista e ensaísta.
Comentários