CULTURA
Mostra Bergman começa neste domingo na Estação das Artes
Sessão gratuita acontece neste domingo, a partir das 16h, no Auditório 3 da Estação das Artes. Estreia será com a exibição de Gritos e Sussurros (1972).
Publicado em 06/09/2015 às 12:06
Ingmar Bergman (1918-2007) colocou a humanidade no divã com seus filmes. Ele é o homenageado na mostra deste mês do projeto EstaCine, que estreia com a exibição de Gritos e Sussurros (1972).
A sessão gratuita acontece neste domingo, a partir das 16h, no Auditório 3 da Estação das Artes, no Altiplano, em João Pessoa.
Numa casa de campo, uma mulher bastante doente (Harriet Andersson, de Através de um Espelho) recebe cuidados de suas duas irmãs – uma introspectiva (Ingrid Thulin, de Morangos Silvestres) e a outra, frígida (Liv Ullmann, de Cenas de um Casamento) – e da empregada da família (Kari Sylwan, de Face a Face), que precocemente perdeu a filha.
Reminiscências, frustrações, amor e ódio surgem no interior de cada pessoa ao longo da narrativa pontuada por uma fotografia onírica vencedora do Oscar de Sven Nykvist (1922–2006), toda baseada nas emoções através das cores (vermelho, branco e preto).
“Gritos e Sussurros é uma exploração da alma e desde a infância eu imagino a alma como uma úmida membrana em diversos tons de vermelho”, chegou a afirmar o diretor sueco, que definia o longa-metragem como um filme que se aproxima mais de um estado da alma do que uma história narrada dentro dos princípios cinematográficos básicos.
Na época, além da categoria de Melhor Fotografia, a produção concorreu ao Oscar de Melhor Filme (perdeu para Golpe de Mestre), Diretor, Roteiro Original e Figurino. Gritos e Sussurros ganhou também o Grande Prêmio Técnico do Festival de Cannes, na França.
Comentários