icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Mostra de cinema discute sexualidade

Mostra Matizes da Sexualidade exibirá mais de 20 filmes sobre sexualidade e contará com apresentação de trabalhos acadêmicos de todo o Brasil.

Publicado em 06/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 17/04/2023 às 16:07

“A sexualidade envolve a dimensão humana. Envolve a vida”, afirmou o professor Pedro Nunes Filho, idealizador e coordenador geral da mostra Matizes da Sexualidade, justificando a razão de existência do projeto que tem início nesta segunda-feira na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa.

O evento acadêmico - aberto ao público em geral - envolve duas grandes atividades: a 4ª Mostra de Filmes Temáticos, que exibirá mais de 20 filmes sobre sexualidade, e o Colóquio Nacional de Audiovisual, com apresentação de trabalhos acadêmicos de todo o Brasil.

A 4ª Mostra de Filmes Temáticos vai de amanhã até o dia 13 de outubro, já o Colóquio de Audiovisual será um único dia, quarta-feira que vem. A expectativa para o público deste ano é de cerca de 800 pessoas por dia, segundo Pedro Nunes.

O Colóquio Nacional do Audiovisual é uma iniciativa acadêmica ampliada que nasceu a partir do referencial das três mostras de filmes temáticos realizadas em 2009, 2010 e 2011.

De acordo com Nunes, o evento tem como objetivo refletir sobre temas que envolvem a sexualidade, assunto transversal a várias áreas. O professor explica que a sexualidade não é apenas o sexo em si, é também uma instância que transita em vários momentos dos homens.

“Matizes da Sexualidade tem como traço diferencial promover a discussão em torno das complexidades da sexualidade no contexto das mídias audiovisuais e das narrativas poéticas”, explicou o professor.

O tema central do evento acadêmico será aliado a outras temáticas como: direitos humanos, relações de gênero, política, práticas educativas, religiosidades, cibercultura, poéticas audiovisuais, cultura queer, juventude, envelhecimento, relações etnorraciais, entre outros assuntos.

O filme que abrirá a mostra será o longa francês Nascidos em 1968 (2008), de Olivier Ducastel e Jacques Martineau. O enredo aborda protestos, utopias e AIDS, temas subjetivamente ligados à questão da sexualidade. A exibição será às 20h, após a abertura com o professor Denilson Lopes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que irá proferir a palestra 'Matizes da Sexualidade no Cinema'.

Os cineastas Jomard Muniz, Bertrand Lira e André da Costa Pinto serão homenageados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp