CULTURA
Mostra de cinema francês com debates começa nesta terça em JP
Mostra intitulada ‘1959 - O Ano Mágico do Cinema Francês’ prossegue até segunda-feira. Além dos filmes, haverá ciclo de bebates, sempre às 19h.
Publicado em 21/09/2010 às 10:19
Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba
Dá, sem exagero, para dizer que o cinema foi um antes da Nouvelle Vague e outro depois deste movimento francês. Tendo na linha de fente, jovens que haviam exercitado a crítica no Cahiers du Cinema e partiram para realização. Duas obras-primas que marcam esta escola, Os incompreendidos e Acossado, dirigidos por Truffaut e Godard, duas das maiores estrelas da Nouvelle Vague, foram realizados em 1959.
Estas duas películas e mais outros filmes de expoentes do cinema francês serão o grande tema da mostra realizada pelo Sesc, em João Pessoa. A entrada é franca.
Veja mais opções de lazer na Agenda Cultural
Consulte a programação dos cinemas e veja trailers dos filmes em cartaz
Tem início nesta terça-feira (21) uma mostra intitulada ‘1959 - O Ano Mágico do Cinema Francês’ que prosseguirá até a próxima segunda. Além da exibição dos filmes, haverá um Ciclo de Debates, sempre às 19h. Serão realizadas três sessões a cada dia: às 12h, às 18h e às 21h.
O filme que fará a abertura da mostra é Hiroshima Meu Amor, de Alan Resnais - um verdadeiro poema cinematográfico. Serão os debatedores: Luis Antônio Mousinho, Pedro Nunes e Glória Rabay.
Além dos jovens que ousaram retrabalhar a linguagem cinematográfica, a mostra também apresentará cineastas franceses que não fizeram parte da Nouvelle Vague. É o caso de Robert Bresson. Já um diretor consumado quando surgiu o movimento, o cineasta foi guru e referência para os jovens cineastas. Dele, será exibido o filme Pickpocket. Também será exibido Quem Matou Leda, do diretor Claude Chabrol, que faleceu semana passada.
Participam ainda do Ciclo de Debates este repórter, Sílvio Osias, Virgínia de Oliveira Silva, Torquato Joel, João Batista de Brito, entre outros.
Comentários