CULTURA
Mostra de filmes lembra os 75 anos do mestre das artes marciais Bruce Lee
Começa nesta quinta-feira e vai até o próximo dia 2 de dezembro uma mostra diária no projeto 'Cinema de Arte', na rede Cinépolis.
Publicado em 26/11/2015 às 8:00
Com gritos histéricos, expressões excessivas e golpes precisos bem marcados numa estrondosa sonoplastia, ele foi um dos maiores astros das artes marciais da história do cinema. Ator, roteirista, diretor, coreógrafo e criador do estilo Jeet Kune Do, Bruce Lee (1940-1973) completaria 75 anos amanhã.
Para comemorar a data, começa nesta quinta-feira e vai até o próximo dia 2 de dezembro uma mostra diária no projeto 'Cinema de Arte', na rede Cinépolis (Manaíra Shopping), em João Pessoa. São clássicos remasterizados e documentários sobre o sino-americano, incluindo o áudio original em cantonês.
Ficando de fora o longa-metragem que o projetou nos EUA, Operação Dragão (1973), o festival apresenta três documentários: Bruce Lee em Suas Próprias Palavras (1998) – curta que será apresentado junto com a ficção O Dragão Chinês (1971) –, Bruce Lee - A Jornada de um Guerreiro (2000) e Bruce Lee - Em Busca do Dragão (2010).
Na época, O Dragão Chinês – primeiro longa no qual Lee estrelava como protagonista – foi o filme com a maior bilheteria de todos os tempos em Hong Kong.
Outra produção chinesa, A Fúria do Dragão (1972) teve o até então desconhecido Jackie Chan como dublê e figurante.
Na sua terceira obra, O Voo do Dragão (1972), tem a participação de Chuck Norris no raro papel de vilão (e o único em que ele morre).
Por fim, Jogo da Morte (1978) é a sua derradeira produção: o ator morreu durante as filmagens, vítima de um edema cerebral, aos 32 anos. Lançado cinco anos depois, foram utilizados dublês para complementar as cenas que faltavam.
O filme é uma referência para o diretor Quentin Tarantino em Kill Bill (2003). No final, foram utilizadas as cenas reais de seu próprio funeral.
Confira os filmes do 'Cinema de Arte':
Dragão Chinês (1971). Baseado na história real de Cheng Chao-an, jovem que lutou contra tiranos na Tailândia, o filme será exibido hoje e no dia 2 (sempre às 19h30) junto com um curta.
A Jornada de um Guerreiro (2000). Com cenas inéditas, documentário mostra a carreira do astro visto como mestre pelos ocidentais e um traidor pelos compatriotas. Será exibido amanhã, às 19h30.
Fúria do Dragão (1972). Jovem investiga a misteriosa morte do seu mestre. Depois de divergências, Lee parou de trabalhar com o diretor Lo Wei (o mesmo de 'O Dragão Chinês'). Sessão no sábado, às 14h30.
Voo do Dragão (1972). Lee defende o restaurante chinês da família na Itália, que é alvo de mafiosos locais. Destaque para a luta contra 'o vilão' Chuck Norris. Exibição no domingo, às 14h30.
Em Busca do Dragão (2010). Documentário segue os passos cronológicos dos filmes 'O Dragão Chinês', 'Operação Dragão', 'A Fúria...' e 'O Voo do Dragão'. Será exibido na segunda, às 19h30.
Jogo da Morte (1978). Último filme de Bruce Lee. O destaque é a luta com o gigante (literalmente) do basquete Kareem Abdul-Jabbar. Sessão na terça-feira, às 19h30.
Comentários