CULTURA
Mostra Feminino Plural tem início nesta quinta-feira
Serão exibidos curtas-metragens que tratam de temas que falam sobre violência contra muher.
Publicado em 29/09/2011 às 6:30
João Pessoa recebe nesta quinta-feira a Mostra Feminino Plural, oriunda do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, encerrando as sessões itinerantes que já foram projetadas em Fortaleza e Salvador.
Serão curtas com a temática do universo feminino, abordando principalmente a violência contra a mulher. As produções serão exibidas gratuitamente (respeitando a lotação) na Sala 4 do CinEspaço, no MAG Shopping, sempre às 19h, até o dia 6 de outubro.
Entre os filmes da abertura, que conta com apresentação da atriz e diretora Marcélia Cartaxo, o documentário Oferenda, da paraibana Ana Bárbara Ramos, acompanha um dos mais tradicionais rituais afro-brasileiros envolvendo a devoção à Iemanjá na festa anual celebrada à beira do mar, todo dia 8 de dezembro.
Também será exibido o cubano O Mundo de Raúl, de Jessica Rodrigues Sanchez e Horizoe Garcia, onde descortinam um segredo do protagonista, verdadeiro modelo de 'Homem Novo' criado pela Revolução Cubana.
L, de Thais Fujinaga (São Paulo), mostra uma garota de onze anos que odeia seus pés, até conhecer um garoto descendente de chineses, que passa a ver seu complexo por outra perspectiva.
Ambos foram vencedores do Prêmio Avon, entregue no encerramento do festival paulista, em setembro.
Já Museu dos Corações Partidos (também de São Paulo), de Inês Cardoso, que ganhou menção honrosa do júri do festival, é uma espécie de cartografia amorosa, com base na coleta de depoimentos de anônimos via Skype sobre seus rompimentos amorosos.
Ao todo, a mostra inclui 36 filmes, mais uma sessão surpresa da programação do festival no dia do encerramento.
Haverá também um seminário sobre a violência doméstica, no dia 3 de outubro, no Tropical Hotel Tambaú, às 9h. As inscrições gratuitas são limitadas e podem ser feitas com Carolina Trevisan por e-mail ([email protected]) ou pelo telefone (11) 3814.9195.
Comentários