CULTURA
Mostra traça anatomia do poeta
Mostra do artista plástico Eulâmpio Neto reúne dez esculturas moldadas em terracota, inspiradas em estrofesdo 'EU'.
Publicado em 24/08/2012 às 6:00
Aberta para visitação na Usina Cultural Energisa durante todos os dias do Augusto das Letras, Eu e Augusto, individual do artista plástico Eulâmpio Neto, reúne dez esculturas inspiradas em estrofes do homenageado.
As peças começaram a ser moldadas em terracota há quatro anos, quando Eulâmpio bebeu da fonte do Eu e recebeu a visita do curador Eudes Rocha, que se interessou pelas formas compactas, de 30 a 50 centímetros , que revelam forte relação com a visão cientificista de Augusto dos Anjos.
Pelo tamanho e leveza, as obras se diferenciam daquelas que marcaram estilo de Eulâmpio, artista que costuma se debruçar sobre os gigantescos blocos de cimento que compõem, por exemplo, sua última individual: Transgressões Capitais (que esteve em cartaz na Estação Cabo Branco, ano passado).
"Eu nunca talhei diretamente sob a influência de Augusto, mas gosto do expressionismo e achei nele uma boa referên-cia", diz Eulâmpio, que também é professor de anatomia.
Uma curiosidade: um exemplar do Eu integra o acervo da biblioteca da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, o que adensa a relação de Augusto com a arte e a ciência de Eulâmpio.
De João Pessoa, Eu e Augusto viaja para Recife (PE), onde será exposta entre os meses de setembro e outubro. Segundo Eulâmpio, não há previsão de que a mostra retorne ao circuito de arte pessoense. Na abertura da exposição, realizada a partir das 19h, será lançada também uma plaquete com fotos das esculturas e textos do curador, Eudes Rocha, e do jornalista Walter Galvão.
Comentários