CULTURA
Música boa não precisa ser careta
Em alusão ao mês das crianças, OSPB executa peças como 'Sinfonia dos brinquedos' e 'Pedro e o Lobo' no concerto desta quinta-feira (11).
Publicado em 11/10/2012 às 6:00
Tudo foi projetado para agradar a criançada: do repertório à atitude da orquestra no palco. Os dois concertos que a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) apresenta hoje, às 9h e às 14h, no Cine Banguê, em João Pessoa, têm a preocupação de aproximar o pequeno público de uma música que não costuma tocar nos aparelhos de som de muitas casas.
"Chamamos as crianças e as suas famílias para mostrarmos que música séria e de boa qualidade não precisa necessariamente ser careta", diz Alex Klein, maestro titular da OSPB. De volta dos EUA, onde regeu a Orquestra Filarmônica de Chicago como convidado, na semana passada, Klein estará diante dos músicos da sinfônica no primeiro concerto no Banguê desde junho, quando se apresentaram no espaço na companhia da soprano Isabel Barbosa.
É também o primeiro concerto desde o desentendimento entre regente e orquestra que culminou no pedido de afastamento do maestro em um abaixo-assinado encaminhado mês passado para a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
"Aquela movimentação foi o que mais me ajudou na renovação da orquestra", afirma Alex Klein. "A OSPB tem problemas de longa data: um deles era a interrupção dos concertos educativos, que voltaremos a realizar periodicamente".
De acordo com o programa, o concerto começa com 'Sonho de uma noite de verão', de Mendelssohn, e 'Sinfonia dos brinquedos', de Mozart, segundo Klein, "a parte séria" de um concerto que fica mais divertido com 'Pedro e o Lobo', de Prokofiev.
A execução das peças sinfônicas será acompanhada da movimentação dos atores Luiz Carlos Vasconcelos e da dupla Valdo e Vlad. Além das participações especiais, haverá uma surpresa envolvendo jovens maestros que irão ter a experiência de estar à frente de uma formação orquestral pela primeira vez.
Do exterior, Klein trouxe na bagagem boas lembranças e um trombone presenteado ao Programa de Inclusão Através da Música e Arte (Prima) pelo primeiro trombonista da Orquestra Sinfônica de Chicago: "O concerto em Chicago foi lindo. Tive dez anos maravilhosos lá e tinha uma relação muito agradável com a comunidade".
A previsão do regente é que o trombone seja inaugurado com o 'Bolero de Ravel' no concerto de Natal da Orquestra do Prima, que atualmente está atuando em cinco áreas da Grande João Pessoa: Cabedelo, Mandacaru, Alto do Mateus, Miramangue e Bairro dos Novaes: "A orquestra do Prima já está tocando um repertório de nível internacional", festeja.
Comentários