CULTURA
Música e dança saúdam chegada da Primavera em espetáculo
2ª edição do espetáculo À Setembrina Primavera terá o Quinteto Uirapuru, da cantora lírica Ana Gouveia e José Bezerra, além do grupo de dança contemporânea Sem Censura.
Publicado em 22/09/2010 às 8:59
Audaci Junior
Do Jornal da Paraíba
A primavera segue ao inverno e precede o verão e sempre inspira os músicos para composições, basta lembrar as famosas sinfonias do italiano Vivald. Para celebrar o início oficial desta estação no hemisfério sul, estreia nesta quarta-feira (22), às 20h30, no Teatro Paulo Pontes, o espetáculo À Setembrina Primavera - Dois, dirigido pelo teatrólogo e escritor José Bezerra Filho.
É a 2ª edição do espetáculo, em que Bezerra resolveu tratar a estação não apenas como uma das quatro do ano. “Metaforicamente, tratei-a como se fosse a fase perfumada, colorida, que cada pessoa tem no curso da existência. A minha primavera, por exemplo, foi na infância, época em que, de mãos dadas com meu irmão, minha mãe e meu pai, íamos assistir aos faroestes no Cine Metrópole”, relembra Bezerra. “Esse fato justifica o ‘pout-pourri’ de músicas country que abre a festa.”
Encontre mais opções de lazer na Agenda Cultural
Quer ir ao cinema? Consulte os horários e os trailers dos filmes em cartaz
A abertura será feita a partir de painéis pintados e esculpidos em cerâmica, através de ilustração de poemas de autoria do próprio José Bezerra e do filósofo e poeta Da Costa. Segundo a avaliação do diretor, o evento poderá ser incluído no calendário turístico-cultural da cidade caso obtenha sucesso como a primeira versão, realizada no ano passado.
Fazem parte da apresentação o premiado Quinteto Uirapuru, da cantora lírica Ana Gouveia e José Bezerra, que faziam parte da primeira edição e tem a participação do grupo de dança contemporânea Sem Censura, dirigido pela professora Evana Arruda, e do cantor e compositor Gengen, que vai comandar uma roda de samba no encerramento do espetáculo, interpretando uma composição de sua autoria e do diretor, intitulada “Terra Formosa”, feita em homenagem à cidade de João Pessoa e seus 425 anos.
O destaque do espetáculo é o cantor e violonista Elpídio Ferreira, conhecido como “O Garrincha do Violão”. “A tudo isso deve ser acrescida sua inegável categoria como cantor, cuja voz o aproxima de Altemar Dutra”, observa Bezerra.
À Setembrina Primavera tem produção da Fundação Espaço Cultural da Paraíba - Funesc.
SERVIÇO
Espetáculo: À Setembrina Primavera – Dois
Texto e direção: José Bezerra Filho
Quando: Quarta-feira (22), às 20h30
Onde: Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural (Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho – João Pessoa)
Entrada: 1 kg de alimento não perecível
Comentários