CULTURA
Música paraibana para exportação
Arthur Pessoa, vocalista da banda Cabruêra, desembarca nesta terça-feira em Cardiff para promover coletânea Music From Paraíba.
Publicado em 22/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:19
Arthur Pessoa, vocalista da banda Cabruêra, desembarca nesta terça-feira em Cardiff, no País de Gales. Mas desta vez ele não vai fazer show com a sua banda, e sim promover a coletânea Music From Paraíba, cartão de visitas da música paraibana destinada ao mercado internacional.
Cerca de mil cópias em CD serão distribuídas durante a Womax, uma das mais importantes feiras de música da Europa, que começa hoje e vai até a próxima segunda-feira na capital de Gales. Lá, a Paraíba ficará sob o abrigo da Brazilian Music Arts (BMA), uma associação com sede em São Paulo destinada a promover artistas brasileiros no exterior.
Music From Paraíba acaba de sair com o selo da Funesc (Fundação Espaço Cultural da Paraíba), que retoma sua produção de discos, adormecida há décadas, sob o comando de Arthur, coordenador de Música da fundação.
Arthur Pessoa integrou uma comissão de três membros – os outros foram Toninho Borbo (da Secretaria de Cultura do Estado) e Hipólico Lucena (do Conselho Estadual de Cultura) -, que selecionou 20 artistas de um total de 57 inscritos no edital do projeto.
Depois de escolhidos os nomes, o trio mergulhou no repertório, extraindo as canções com maior apelo para fisgar o público que irá passar pela feira – são esperados 2.800 delegados de 90 países, além de 350 jornalistas e artistas de várias partes do mundo.
“Priorizamos aqueles que tinham um trabalho mais profissional, uma estética bem trabalhada e tinham apelo para o mercado internacional”, comenta Arthur com a moral de onze turnês internacionais com a Cabruêra e ainda outras três passagens solo por feiras internacionais: em 2008, viajou à França para mostrar, na famosa Midem, o Brazil More Than Samba: Sounds From Paraíba, também idealizada por ele e com patrocínio do FIC Augusto dos Anjos, e ainda promoveu a coletânea na Baffin (Argentina) e na Womax realizada na Dinamarca naquele ano, além do Porto Musical (Recife).
O repertório abre com os regionais. Baião de Três, com sua mistura de pífanos e jazz, dá o ponta-pé no CD. Na sequência vem, pela ordem: Clã Brasil, Beto Preah Parahyba, Beto Brito, Os Gonzagas (que este ano venceu um festival nacional de forró e carimbou o passaporte para Londres), Socorro Lira, Brasis, Paulo Ró e Sandra Belê.
O Sonora Sambagroove abre a seção urbana do repertório, pautada, sobretudo, por soul, funk e afrobeats, que abarca La Gambiaja, Seu Pereira e Coletivo 401, Burro Morto, Nectar do Groove, Armazém da Melodia Incompleta e Furmiga Dub. E por fim, tem o rock dos grupos Sex On The Beach, Hazamat, Grandphone Vancouver e a revelação de 2013, Rieg.
A nova coletânea, diz Arthur, é uma espécie de sequência do trabalho realizado em 2008, mas desta vez o vocalista acatou a sugestão do produtor pernambucano Paulo André, responsável pelo festival Abril Pro Rock e pelo Porto Musical, rebatizando o projeto de Music From Paraíba seguindo o exemplo do estado vizinho, que já emplacou três volumes da série Music From Pernambuco. “É um título que vai direito ao assunto”, comenta.
A tiragem total de Music From Paraíba é de dois mil discos, que têm a finalidade de ser distribuída, não comercializada. O artista visual Shiko, em alta com o lançamento de sua visão do Piteco, no mês que vem, assina a arte da capa da edição digipack.
Em novembro, Music From Paraíba terá festa de lançamento. A data será dia 10, um domingo, no Ateliê Elioenai Gomes, na Ladeira da Borborema, Centro de João Pessoa. Estão escalados Sex on The Beach, Sandra Belê, Furmiga Dub e o Sonora Samba Groove, que volta a amassar a lataria com formação levemente modificada.
CONFIRA OS ARTISTAS E AS MÚSICAS
Baião de Três - 'Baião Bravo'
Clã Brasil - 'Ta no sangue'
Beto Preah Parahyba - 'O Brasil vive em mim'
Os Gonzagas - 'Deixa o vento levar'
Socorro Lira – ‘Delicado’
Brasis – ‘Tupi e Oruki’
Paulo Ró – ‘Na Força da Lua’
Sandra Belê – ‘Manacá’
Sonora Sambagroove – ‘Meninos’
La Gambiaja - 'Coco truncado'
Seu Pereira e Coletivo 401 – ‘Papai mamãe’
Burro Morto – ‘Foda do futuro’
Nectar do Groove – ‘Rosa’
Armazém da Melodia Incompleta – ‘Pernoite’
Sex on The Beach – ‘2 oz. vodka’
Furmiga Dub – ‘Tudim evoluido’
Hazamat – ‘Nossa voz’
Grandphone Vancouver – ‘Miss me’
Rieg – ‘Postmodern funkatron’
Comentários