icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Música paraibana para exportação

Arthur Pessoa, vocalista da banda Cabruêra, desembarca nesta terça-feira em Cardiff para promover coletânea Music From Paraíba.

Publicado em 22/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:19

Arthur Pessoa, vocalista da banda Cabruêra, desembarca nesta terça-feira em Cardiff, no País de Gales. Mas desta vez ele não vai fazer show com a sua banda, e sim promover a coletânea Music From Paraíba, cartão de visitas da música paraibana destinada ao mercado internacional.

Cerca de mil cópias em CD serão distribuídas durante a Womax, uma das mais importantes feiras de música da Europa, que começa hoje e vai até a próxima segunda-feira na capital de Gales. Lá, a Paraíba ficará sob o abrigo da Brazilian Music Arts (BMA), uma associação com sede em São Paulo destinada a promover artistas brasileiros no exterior.

Music From Paraíba acaba de sair com o selo da Funesc (Fundação Espaço Cultural da Paraíba), que retoma sua produção de discos, adormecida há décadas, sob o comando de Arthur, coordenador de Música da fundação.

Arthur Pessoa integrou uma comissão de três membros – os outros foram Toninho Borbo (da Secretaria de Cultura do Estado) e Hipólico Lucena (do Conselho Estadual de Cultura) -, que selecionou 20 artistas de um total de 57 inscritos no edital do projeto.

Depois de escolhidos os nomes, o trio mergulhou no repertório, extraindo as canções com maior apelo para fisgar o público que irá passar pela feira – são esperados 2.800 delegados de 90 países, além de 350 jornalistas e artistas de várias partes do mundo.

“Priorizamos aqueles que tinham um trabalho mais profissional, uma estética bem trabalhada e tinham apelo para o mercado internacional”, comenta Arthur com a moral de onze turnês internacionais com a Cabruêra e ainda outras três passagens solo por feiras internacionais: em 2008, viajou à França para mostrar, na famosa Midem, o Brazil More Than Samba: Sounds From Paraíba, também idealizada por ele e com patrocínio do FIC Augusto dos Anjos, e ainda promoveu a coletânea na Baffin (Argentina) e na Womax realizada na Dinamarca naquele ano, além do Porto Musical (Recife).

O repertório abre com os regionais. Baião de Três, com sua mistura de pífanos e jazz, dá o ponta-pé no CD. Na sequência vem, pela ordem: Clã Brasil, Beto Preah Parahyba, Beto Brito, Os Gonzagas (que este ano venceu um festival nacional de forró e carimbou o passaporte para Londres), Socorro Lira, Brasis, Paulo Ró e Sandra Belê.

O Sonora Sambagroove abre a seção urbana do repertório, pautada, sobretudo, por soul, funk e afrobeats, que abarca La Gambiaja, Seu Pereira e Coletivo 401, Burro Morto, Nectar do Groove, Armazém da Melodia Incompleta e Furmiga Dub. E por fim, tem o rock dos grupos Sex On The Beach, Hazamat, Grandphone Vancouver e a revelação de 2013, Rieg.

A nova coletânea, diz Arthur, é uma espécie de sequência do trabalho realizado em 2008, mas desta vez o vocalista acatou a sugestão do produtor pernambucano Paulo André, responsável pelo festival Abril Pro Rock e pelo Porto Musical, rebatizando o projeto de Music From Paraíba seguindo o exemplo do estado vizinho, que já emplacou três volumes da série Music From Pernambuco. “É um título que vai direito ao assunto”, comenta.

A tiragem total de Music From Paraíba é de dois mil discos, que têm a finalidade de ser distribuída, não comercializada. O artista visual Shiko, em alta com o lançamento de sua visão do Piteco, no mês que vem, assina a arte da capa da edição digipack.

Em novembro, Music From Paraíba terá festa de lançamento. A data será dia 10, um domingo, no Ateliê Elioenai Gomes, na Ladeira da Borborema, Centro de João Pessoa. Estão escalados Sex on The Beach, Sandra Belê, Furmiga Dub e o Sonora Samba Groove, que volta a amassar a lataria com formação levemente modificada.

CONFIRA OS ARTISTAS E AS MÚSICAS

Baião de Três - 'Baião Bravo'
Clã Brasil - 'Ta no sangue'
Beto Preah Parahyba - 'O Brasil vive em mim'
Os Gonzagas - 'Deixa o vento levar'
Socorro Lira – ‘Delicado’
Brasis – ‘Tupi e Oruki’
Paulo Ró – ‘Na Força da Lua’
Sandra Belê – ‘Manacá’
Sonora Sambagroove – ‘Meninos’
La Gambiaja - 'Coco truncado'
Seu Pereira e Coletivo 401 – ‘Papai mamãe’
Burro Morto – ‘Foda do futuro’
Nectar do Groove – ‘Rosa’
Armazém da Melodia Incompleta – ‘Pernoite’
Sex on The Beach – ‘2 oz. vodka’
Furmiga Dub – ‘Tudim evoluido’
Hazamat – ‘Nossa voz’
Grandphone Vancouver – ‘Miss me’
Rieg – ‘Postmodern funkatron’

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp