CULTURA
Músico mistura jazz, soul e drum 'n' bass
Experimentando de tudo na música, José James, é um astro em franca ascenção e uma das grandes promessas da atualidade.
Publicado em 28/08/2012 às 6:00
José James diz que experimenta de tudo na música. Tanto que seus discos são recheados de jazz, soul, R&B, hip-hop e até drum ‘n’ bass, que refletem artistas como Roberta Flack, Donny Hathaway e Marvin Gaye. “Está tudo em mim”, responde. “Eu aprecio todo tipo de música e expressão, e externo os meus sentimentos”.
No encarte do próximo CD, No Begging No End, que chega às lojas gringas no começo de 2013, James escreve que não quer ficar confinado a um estilo em particular. “Eu decidi que não queria ser mais considerado um cantor de jazz e isso foi realmente libertador”, anota. “Quando eu percebi que cantar jazz era apenas uma das coisas que eu faço, e era apenas um rótulo, isso me libertou como artista para eu poder compor sem qualquer amarra”.
“Estou muito entusiasmado (com esse novo trabalho)”, exclama José James para a reportagem. “Ele chega às lojas pela Blue Note no dia 22 de janeiro. É uma nova mistura de soul, R&B, jazz e canções de minha autoria”, completa.
O disco reúne um time de feras como o pianista Robert Glasper, o produtor e baixista Pino Palladino, a cantora franco-marroquina Hindi Zahra e a cantora e compositora Emily King. O primeiro single, ‘It's all over your body’, já sai agora, no dia 18 de setembro.
Só resta torcer para que a EMI, que distribui a Blue Note no Brasil, não demore muito a agendar o lançamento do CD por aqui.
Quem for a Pipa na próxima sexta-feira e conferir José James, vai ver um astro em franca ascensão. José James é uma das grandes promessas da atualidade e seus passos, nos últimos cinco anos, têm sido firmes e seguros. Ao final do e-mail, ele agradece a “todo mundo no Brasil por mostrar tanto amor”. Só pode ser retribuição. Afinal, não há como ver e ouvir José James e não se apaixonar pela música, pelo astral, pelo cara.
Comentários