icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Na contramão do Oscar

Dirigido e protagonizado por Ben Affleck , 'Argo' foi escolhido o melhor filme no 70º Globo de Ouro; musical 'Os Miseráveis' também foi premiado.

Publicado em 15/01/2013 às 6:00


Com o favoritismo sendo medido pelo número de indicações, o drama histórico Lincoln (com sete), de Steven Spielberg, seria o grande vencedor do 70º Globo de Ouro da noite do último domingo. Mas, mantendo a contramão de ser uma prévia do Oscar – onde o novo filme de Spielberg acumula 12 indicações – a premiação elegeu Argo (Drama) e Os Miseráveis (Comédia ou Musical) como os melhores filmes da edição.

Pela primeira vez, a cerimônia concebida pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) foi apresentada apenas por mulheres, representadas pelas atrizes Tina Fey (30 Rock), e Amy Poehler (Parks and Recreation), ex-integrantes do Saturday Night Live, que receberam muitos aplausos na abertura do evento, no hotel Beverly Hilton de Los Angeles.

Ainda mais democrático que no ano passado, o Globo de Ouro fez uma distribuição homogênea de troféus, sem que um mesmo filme dominasse a maioria das indicações: o mais premiado foi Os Miseráveis – único musical na categoria dominada pelas comédias –, vencendo também nas categorias de Ator (Comédia ou Musical) para o Hugh ‘Wolverine’ Jackman e Atriz Coadjuvante para Anne ‘Mulher-Gato’ Hathaway. Baseado no clássico literário de Victor Hugo (1802-1885), o filme dirigido por Tom Hooper (O Discurso do Rei) derrotou o favorito O Lado Bom da Vida na categoria principal.

Além de Melhor Filme, Argo, drama sobre norte-americanos tentando escapar do Irã em meio a crise política no final dos anos 1970, consolidou o trabalho de Ben Affleck na direção, mesmo não deixando o seu lado ator. Acumulando boas críticas nesta posição com Medo da Verdade (2007) e Atração Perigosa (2010), Affleck superou nomes como Kathryn Bigelow, Ang Lee, Spielberg e Tarantino. Curiosamente, o vencedor não está indicado ao Oscar nesta categoria.

O faroeste Django Livre também levou dois Globos: Roteiro (que não se divide como no Oscar) para Quentin Tarantino e Coadjuvante para Christoph Waltz, que já havia ganhado na mesma categoria em 2010 por outro filme do diretor, Bastardos Inglórios.

Sobraram um prêmio para As Aventuras de Pi (Trilha Sonora), A Hora Mais Escura (Atriz de Drama para Jessica Chastain) e O Lado Bom da Vida (Atriz de Comédia ou Musical para Jennifer Lawrence).

Juntando-se ao grupo, o Lincoln conquistou apenas a categoria de Melhor Ator (Drama) para Daniel Day-Lewis pelo seu papel como o 16º presidente norte-americano. Caso siga na contramão, o filme de Steven Spielberg pode se sair melhor no Oscar em fevereiro. Mesmo separando a categoria de Melhor Filme em duas, o Globo de Ouro coincidiu com a Academia de Hollywood quatro vezes nos últimos 10 anos, sendo que Chicago (2003) e O Artista (2011) levaram como Melhor Comédia ou Musical.

Como em 2010 com A Fita Branca, o diretor austríaco Michael Haneke repetiu o feito de levar a Palma de Ouro e ser o Melhor Filme Estrangeiro pelo seu drama Amor, vencendo a queda de braço com a comédia dramática francesa Intocáveis (que também foi esquecida pela Academia).

A atriz e diretora Jodie Foster recebeu o prêmio especial Cecil B. DeMille pelo conjunto da obra com bom humor. "Espero que vocês não fiquem desapontados com o fato de que não vou sair do armário aqui nesta noite. Já fiz isso mil anos atrás", brincou a artista de 50 anos, que começou sua carreira de atriz aos três.

TELEVISÃO
Nas categorias de TV, Homeland novamente foi o destaque, sendo bicampeã como Melhor Série (Drama) e Melhor Atriz para Claire Danes. O seriado também adicionou o ator Damian Lewis na lista de vencedores este ano.

Homeland mostra um fuzileiro naval (Lewis), encontrado em um buraco no Iraque após oito anos de desaparecimento, tido como herói. Mas uma agente da CIA (Danes) tem certeza de que ele se transformou em um terrorista da Al-Qaeda e está prestes a atacar os EUA.

Nova sensação estadunidense, Girls levou o prêmio de Melhor Série (Comédia). A criadora e protagonista, Lena Dunham, foi escolhida como Melhor Atriz cômica. O seriado conta as desventuras de uma aspirante a escritora que precisa se virar sozinha depois que seus pais decidem retirar a ajuda financeira.

Outro destaque foi o filme produzido para a televisão Virada no Jogo, sobre os bastidores da campanha presidencial nos EUA em 2008, que recebeu três Globos de Ouro. O longa-metragem mostra a tentativa do candidato republicano John McCain (Ed Harris) derrubar o favoritismo de Barack Obama convidando a polêmica governadora do Alasca Sarah Palin (Julianne Moore) para ser vice-presidente da sua chapa.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS GANHADORES DO 70º GLOBO DE OURO:

CINEMA
Filme - Drama: Argo
Filme - Comédia ou Musical: Os Miseráveis
Direção: Ben Affleck (Argo)
Atriz - Drama: Jessica Chastain (A Hora Mais Escura)
Ator - Drama: Daniel Day-Lewis (Lincoln)
Atriz - Comédia ou Musical: Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)
Ator - Comédia ou Musical: Hugh Jackman (Os Miseráveis)
Animação: Valente
Filme Estrangeiro: Amor
Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway (Os Miseráveis)
Ator Coadjuvante: Christoph Walts (Django Livre)
Roteiro: Quentin Tarantino (Django Livre)
Trilha Sonora: Mychael Danna (As Aventuras de Pi)
Canção Original: ‘Skyfall’, de Adele e Epworth (007 - Operação Skyfall)

TV
Série - Drama: Homeland
Atriz - Drama: Claire Danes (Homeland)
Ator - Drama: Damian Lewis (Homeland)
Série - Comédia ou Musical: Girls
Atriz - Comédia ou Musical: Lena Dunham (Girls)
Ator - Comédia ou Musical: Don Cheadle (House of Lies)
Minissérie ou Filme para a TV: Virada no Jogo
Atriz - Minissérie ou Filme para a TV: Juliane Moore (Virada no Jogo)
Ator - Minissérie ou Filme para a TV: Kevin Costner (Hatfields & McCoys)
Atriz Coadjuvante - Série, Minissérie ou Filme para a TV: Maggie Smith (Downtown Abbey)
Ator Coadjuvante - Série, Minissérie ou Filme para a TV: Ed Harris (Virada no Jogo)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp