icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Na estrada há 40 anos

Cantor e compositor José Augusto comemora quatro décadas de carreira neste sábado (10) com show na Domus Hall, em João Pessoa.

Publicado em 10/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:55

“Mesmo depois de 40 anos, uma coisa que tenho muita clareza é que o nervosismo do meu primeiro show é o mesmo que eu sinto agora”, revela em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA o cantor e compositor José Augusto, que vai apresentar a turnê comemorativa de suas quatro décadas de estrada neste sábado, na Domus Hall, em João Pessoa.

Além do artista carioca, na mesma noite se apresentam o paulistano Guilherme Arantes, que lança seu novo trabalho, Condição Humana, e a banda The Fevers. O evento começará a partir das 22h.

José Augusto diz que o tour 40 Anos na Estrada ainda se encontra em mutação. “Estamos meio que ‘passando o som’. Ele ainda vai começar e correr todas as capitais brasileiras”, comenta.

“Vou querer acrescentar uma orquestra, vai entrar também piano. A intenção é que o show vá crescendo com o tempo”.

De acordo com o cantor, a base para esse projeto veio com a turnê do CD e DVD anteriores, lançados no ano passado e intitulados Na Estrada Ao Vivo. “Fui construindo o repertório com novos arranjos, as pessoas pedindo as músicas nos shows... Mudei para não descaracterizar o DVD e fazer algo mais grandioso, porque é difícil chegar aos 40 anos de carreira”.

O repertório abrange os seus sucessos desde 1973, quando ele estourou nas paradas e vendeu milhões de cópias tendo ‘De que vale ter tudo na vida’ como carro-chefe, passando por hits como ‘Me esqueci de viver’, ‘Querer e perder e tudo deu em nada’, ‘Sábado’, ‘Chuvas de verão’, ‘Fui eu’, ‘Sonho por sonho’, ‘Evidências’, ‘Amantes’, ‘Indiferença’, além de músicas mais recentes como ‘Quero me apaixonar’, inédita gravada em Na Estrada Ao Vivo.

O cantor ainda revela que a apresentação de hoje a noite terá um lado mais intimista, com direito a voz e violão, deixando o clima “mais tranquilo e mais solto”.

Depois da turnê 40 Anos na Estrada, José Augusto vai se debruçar em um disco exclusivamente de canções inéditas.

“Estou cheio de músicas novas”, afirma. “Eu preciso gravar músicas inéditas. Não é minha cara ficar apenas cantando e relançando os meus sucessos”.

LENHA MATERNA

Fazendo parte do panteão de cantores que mais têm músicas como temas das trilhas sonoras de novelas televisivas, José Augusto vendeu aproximadamente 20 milhões de discos no mundo, resultado alcançado devido ao investimento ainda nos anos 1970 no mercado latino dos países de língua hispânica.

Às vésperas de se tornar sessentão, o músico carioca relembra que a sua base não foi apenas escutar os Beatles e a Jovem Guarda quando adolescente. “Quem me deu a lenha foi a minha mãe, que era musicista, mas tocava em casa. Foi a partir dela que me interessei pela música”, afirma.

Com orientação materna, com 12 anos já frequentava as aulas de piano e violão. “Tinha certeza que eu queria viver de música”, atesta.

Sobre a Paraíba, José Augusto relembra da última vez que esteve em João Pessoa, em 2010. “Fiquei muito emocionado com a maneira que fui recebido pelos paraibanos. Mesmo que você não seja um Elvis ou um Paul McCartney, é muito legal ter seu trabalho reconhecido”.

CONFIRA AS OUTRAS ATRAÇÕES DESTE SÁBADO NA DOMUS HALL:

GUILHERME ARANTES

O cantor e compositor paulistano apresentará, pela primeira vez em João Pessoa, o show de lançamento de seu novo trabalho, 'Condição Humana' (que já passou por Bananeiras e Campina Grande) lançado pelo próprio selo, Coaxo do Sapo. Ele será a primeira atração na Domus Hall, às 22h. O músico vai apresentar composições inéditas, como 'Tudo que eu só fiz por você', 'Castelo do reino', 'Cruzeiro do Sul' e 'Olhar estrangeiro', e hits como 'Meu mundo e nada mais', 'Amanhã', 'Cheia de charme' e 'Planeta Água'.

THE FEVERS

Depois das apresentações de Guilherme Arantes e José Augusto, a banda The Fevers levará o clima de apoteose com um 'revival' a base da Jovem Guarda. Presente no cenário musical desde 1964, o grupo originado no Rio de Janeiro teve a inspiração ancorada em vários nomes internacionais consagrados, a exemplos de Elvis Presley, Rolling Stones e The Beatles. No repertório do show, sucessos como 'Mar de rosas', 'Agora eu sei', 'Guerra dos sexos', 'Elas por elas' e 'Natalie', entre outros.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp