CULTURA
Na guerra civil dos marcianos
Saiba quais são o filmes que estreiam nesta sexta-feira (9) nos cinemas paraibanos e divirta-se.
Publicado em 09/03/2012 às 6:30
Ação, suspense e aventura é o mote das duas produções 'made in Hollywood' que estreiam nesta sexta.
Um deles vem da marinha mágica da Disney, baseado nos personagens que povoam a série Uma Princesa de Marte, de Edgar Rice Burroughs (1875-1950), o 'pai' do Tarzan.
O protagonista do filme John Carter: Entre Dois Mundos (John Carter, EUA, 2012), que entra em cartaz em João Pessoa e Campina Grande, é o segundo mais conhecido do autor de pulps norte-americano depois do 'Rei das Selvas'.
John Carter é um herói da Guerra de Secessão estadunidense que foi abduzido, salva uma princesa inimiga e se mete em outra guerra civil: desta vez travada nas areias vermelhas de Marte.
John Carter é encarnado na figura do canadense Taylor Kitsch (o Gambit de X-Men Origens: Wolverine). Já a princesa que deposita toda a sua esperança no forasteiro é a norte-americana Lynn Collins (que também atuou no filme mutante com Kitsch, interpretando a Raposa Prateada).
Nas trincheiras da batalha entre os 'homenzinhos verdes', está Andrew Stanton, que faz sua estreia no live action depois de comandar animações da Pixar como Toy Story 3 (2010) e Wall-E (2008).
John Carter está entre os filmes mais demorados para ganhar uma versão cinematográfica nos últimos 80 anos. Seu primeiro processo de produção começou em 1931, quando Robert Clampett – diretor de curtas do Looney Tunes – imaginou fazer uma animação. Nesse ínterim, John McTiernan (Duro de Matar) iria conduzir uma produção nos anos 1980 até a Disney adquirir os direitos em 2007.
A dança de cadeiras da direção teve vários nomes, desde Kerry Conran (Capitão Sky), passando por Jon Favreau (Homem de Ferro), até Robert Rodriguez (Sin City), que chegou a realizar uma pré-produção chamando Frank Frazetta (1928-2010), consagrado ilustrador do gênero 'magia e espada', como desenhista de produção.
PACTO SINISTRO?
A outra estreia que acontece só em João Pessoa é o suspense O Pacto (Seeking Justice, EUA, 2011).
Um pacato professor (Nicolas Cage) leva uma vida tranquila com a esposa (January Jones), até o dia em que ela foi atacada na rua e ficou gravemente ferida.
No hospital, ele conhece um misterioso homem (Guy Pearce), que oferece ajuda para encontrar o responsável. Com uma ideia que lembra a obra-prima hitchcockiana Pacto Sinistro (1951), depois de promover a vingança do professor, ele passa a ser alvo de uma cobrança 'olho por olho' contra sua vontade: matar um desconhecido.
Comentários