CULTURA
Natal na Gameleira tem toque armorial
Com shows de dez artistas e produção patrocinada pela Lei Rouanet, espetáculo conta a história de Cristo com um toque de nordestinidade.
Publicado em 20/12/2014 às 6:00 | Atualizado em 14/03/2024 às 17:07
Um Auto de Natal diferente será encenado hoje, a partir das 19h, no Largo da Gameleira, em João Pessoa. Inspirado na estética armorial exaltada por Ariano Suassuna (1927-2014), o Natal Sanfonado é um grande espetáculo que regionaliza uma tradição que remonta ao teatro ibérico medieval. O espetáculo tem acesso gratuito.
Com shows de dez artistas, entre eles Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Nádia Maia, Rogério Rangel, Roberto Cruz e Andrezza Formiga, a produção patrocinada pela Lei Rouanet tem no roteiro apresentações de cavalo marinho, reisado e pastoril, folguedos que contam a história do nascimento de Cristo com um toque de nordestinidade.
"Este projeto pretende 'nordestinizar' o nosso Natal, que tem uma cara muito europeia", afirma o produtor Júlio Leal, da Associação de Produtores e Artistas de Pernambuco (Aspa), organizadora do evento que vem à Paraíba a convite da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). "A apoteose da festa é o show com os artistas, que vão cantar versões de músicas natalinas acompanhados da banda Natal Sanfonado", revela o produtor.
Em edições passadas (foram seis no total), já participou do show o artista Santanna, o Cantador, grande atração de 2013. É a segunda vez que Maciel Melo e Petrúcio Amorim sobem ao palco para interpretar as canções natalinas em ritmo de forró. Melo acabou de lançar o livro, CD e DVD A Poeira e a Estrada (Independente), que tem a participação de Chico César e Jessier Quirino e lembra os sucessos de 30 anos de carreira.
O Auto de Natal do projeto tem texto e direção de Euriano Sales e é encenado pela Cia. de Teatro Luiz Reis. O grupo ambientou o surgimento do Messias no cenário do Sertão nordestino, adaptando a narrativa que, além de se valer dos folguedos populares, também se utiliza do teatro de mamulengos.
"Nós nos baseamos na linguagem das obras de Ariano e fazemos também uma homenagem a esse grande paraibano", ressalta Júlio Leal. Um CD do Natal Sanfonado estará à venda em benefício de instituições pernambucanas.
Comentários