icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Natal na Gameleira tem toque armorial

Com shows de dez artistas e produção patrocinada pela Lei Rouanet, espetáculo conta a história de Cristo com um toque de nordestinidade.

Publicado em 20/12/2014 às 6:00 | Atualizado em 14/03/2024 às 17:07

Um Auto de Natal diferente será encenado hoje, a partir das 19h, no Largo da Gameleira, em João Pessoa. Inspirado na estética armorial exaltada por Ariano Suassuna (1927-2014), o Natal Sanfonado é um grande espetáculo que regionaliza uma tradição que remonta ao teatro ibérico medieval. O espetáculo tem acesso gratuito.

Com shows de dez artistas, entre eles Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Nádia Maia, Rogério Rangel, Roberto Cruz e Andrezza Formiga, a produção patrocinada pela Lei Rouanet tem no roteiro apresentações de cavalo marinho, reisado e pastoril, folguedos que contam a história do nascimento de Cristo com um toque de nordestinidade.

"Este projeto pretende 'nordestinizar' o nosso Natal, que tem uma cara muito europeia", afirma o produtor Júlio Leal, da Associação de Produtores e Artistas de Pernambuco (Aspa), organizadora do evento que vem à Paraíba a convite da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). "A apoteose da festa é o show com os artistas, que vão cantar versões de músicas natalinas acompanhados da banda Natal Sanfonado", revela o produtor.

Em edições passadas (foram seis no total), já participou do show o artista Santanna, o Cantador, grande atração de 2013. É a segunda vez que Maciel Melo e Petrúcio Amorim sobem ao palco para interpretar as canções natalinas em ritmo de forró. Melo acabou de lançar o livro, CD e DVD A Poeira e a Estrada (Independente), que tem a participação de Chico César e Jessier Quirino e lembra os sucessos de 30 anos de carreira.

O Auto de Natal do projeto tem texto e direção de Euriano Sales e é encenado pela Cia. de Teatro Luiz Reis. O grupo ambientou o surgimento do Messias no cenário do Sertão nordestino, adaptando a narrativa que, além de se valer dos folguedos populares, também se utiliza do teatro de mamulengos.

"Nós nos baseamos na linguagem das obras de Ariano e fazemos também uma homenagem a esse grande paraibano", ressalta Júlio Leal. Um CD do Natal Sanfonado estará à venda em benefício de instituições pernambucanas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp