CULTURA
Niemeyer ganha outros traços
Exposição 'Nosso Oscar Niemeyer' organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil, será aberta nesta quinta-feira (13) em São Paulo.
Publicado em 13/12/2012 às 6:00
O rei do traço Oscar Niemeyer (morto na semana passada) ganhará homenagem dos seus súditos: Nosso Oscar Niemeyer, exposição organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil, será aberta nesta quinta-feira no Memorial da América Latina, em São Paulo, obra projetada pelo próprio arquiteto.
O cartunista William Medeiros, diretor de criação da TV Cabo Branco, está entre os participantes da exposição que foi montada a toque de caixa, em três dias, e conta com as peças de 73 artistas, entre eles Maurício de Souza e Fred Ozanan, outro paraibano da lista.
"Niemeyer era comunista e ateu, então eu o imaginei chegando no céu procurando o nosso supervisor, não o dele", explica Medeiros, cuja charge retrata Niemeyer conversando com São Pedro, querendo apresentar a Deus um projeto de melhoria da Terra (veja abaixo). A charge foi publicada na internet na última quarta-feira, dia da morte de Niemeyer, e no JORNAL DA PARAÍBA, no dia seguinte.
A exposição fica em cartaz em São Paulo até o dia 31 de dezembro e a abertura, hoje, às 11h, terá também o lançamento da revista Nossa América, dedicada aos 105 anos do arquiteto, que seriam completados no próximo sábado.
Segundo William Medeiros, a curadoria do evento, de responsabilidade de José Alberto Ovetro (o 'Jau'), premiará o melhor trabalho com um valor correspondente a R$ 1 mil. A escolha do premiado será feita pelos próprios participantes.
Comentários