icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

No Calendário JPB, Karine Tenório é a porta-voz das comunidades

Na TV Cabo Branco desde 2011, Karine assumiu o Calendário JPB em 2012. Trabalho lhe rende demonstrações de carinho e de reconhecimento.

Publicado em 02/08/2015 às 8:00

No Ensino Médio, quando era estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), no município de Pesqueira, a jornalista Karine Tenório coordenou uma mobilização. Aproveitando a visita do então ministro da Educação, Paulo Renato, à instituição, ela reuniu colegas a fim de reivindicar melhorias para a escola. “Essa consciência cidadã vem desde minha infância”, lembrou. Hoje, à frente do Calendário JPB, quadro exibido pelo JPB 1ª Edição da TV Cabo Branco, ela segue batalhando por causas nobres, dando vez e voz às comunidades.

A repórter que hoje brilha na telinha por pouco não abraçou outra profissão. Apaixonada por animais e pela natureza, o sonho dela era ser bióloga. Até que, no 3º ano, com o vestibular batendo à porta, a moça recebeu uma sugestão de sua professora de Redação, Rosário Sá, para mergulhar no jornalismo. “Ela argumentou que eu poderia escrever para uma revista científica, unindo uma coisa à outra. Foi aí que comecei a pensar na possibilidade”, contou Karine, que fez o curso na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Para encarar a jornada acadêmica em Campina Grande, ela teve que se despedir de Pesqueira, aos 17 anos, distanciando-se do aconchego da família. “No início, a saudade era grande. Morei em pensionato, depois fui dividir apartamento com colegas do curso. Aprendi e cresci bastante como ser humano nesse período. Afinal, tudo dependia de mim. Eu tinha que ter muita responsabilidade”, disse.
Em 2005, quando estava envolvida no projeto de conclusão de curso, surgiu a primeira oportunidade profissional de Karine: uma vaga como repórter em uma produtora de vídeo em João Pessoa.

Novamente, ela arrumou as malas e pegou estrada. Somou experiências em emissoras do Estado, além da TV Asa Branca, afiliada Globo em Caruaru, agreste pernambucano. Daí surgiu uma oportunidade na TV Cabo Branco e Karine se convenceu de que o solo pessoense era mesmo o seu lugar.

A trajetória na emissora paraibana começou oficialmente em fevereiro de 2011. Um ano depois, foi convidada para assumir o Calendário JPB. A contribuição prestada pela jornalista por meio de seu trabalho lhe rende constantemente demonstrações de carinho e de reconhecimento.

A Câmara Municipal de João Pessoa, por exemplo, aprovou o título de cidadã pessoense à repórter. A solenidade para entrega da homenagem deve acontecer em breve. Já uma escola pública no bairro de Jaguaribe, que teve obras de ampliação retomadas após o apelo no Calendário JPB, vai batizar a nova sala de vídeo da instituição com o nome “Jornalista Karine Tenório”. “Recebo muitos presentes nas comunidades. Coisas simples, mas que carregam um carinho gigante, que me emocionam. Sou grata por tudo”, acrescentou.

O reconhecimento também vem de casa. A repórter conta com uma fã bastante especial: sua filha, Mariana, de 3 anos. “Ela é tão envolvida com meu trabalho que, quando perguntam seu nome completo, ela responde: ‘Mariana Tenório para o JPB’”, contou, entre risos. Lá de Pesqueira, os pais de Karine reforçam a audiência. Cheios de orgulho, eles acompanham o telejornal diariamente através da internet.

Pela dedicação e pelo entusiasmo que emprega em tudo o que faz, Karine Tenório provavelmente seria uma bióloga de mão cheia. Mas, no meio do caminho, apareceu a professora Rosário Sá. Graças à sugestão dela, hoje vemos no ar uma jornalista que enche o peito de orgulho para falar do que faz. “Sou muito realizada com meu trabalho”, afirma, com alegria nos olhos. Os telespectadores da TV Cabo Branco ganham. As comunidades também.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp