CULTURA
No ritmo de Kafka
Segunda temporada do espetáculo O Castelo, será encenado no Centro Cultural Piollin, desta quinta-feira (6) até o domingo (9).
Publicado em 06/09/2012 às 6:00
De hoje até domingo a Paralelo Cia. de Dança apresenta a 2ª temporada do espetáculo O Castelo, que será encenado gratuitamente no Centro Cultural Piollin, em João Pessoa, sempre às 20h.
Inspirado livremente na obra homônima do escritor alemão Franz Kafka (1883-1924), o mote da encenação se baseia na condição humana de incomunicabilidade.
O livro em que foi originado foi escrito em 1922, mas foi lançado apenas após a morte do autor. A história apresenta um agrimensor (profissional cuja tarefa é de avaliar os prejuízos das cheias e restabelecer as divisas entre as propriedades) chamado K., o mesmo nome do protagonista de O Processo, outra famosa obra de Kafka. O protagonista é chamado por um conde para prestar seus serviços, mas, por mais que tente, K. não consegue entrar nas dependências do castelo.
Através da linguagem corporal, o espetáculo paraibano é mapeado através da situação de isolamento do ‘estrangeiro social’, que é alheio ao Estado e suas burocracias, temas tão recorrentes em várias obras 'kafkianas'. Questões sobre o contexto e a inserção do ser social em seus próprios modelos, que geram transtornos e pânicos, também comuns em O Processo.
O Castelo tem direção artística e coreografia de Joyce Barbosa, que também aparece em cena, com direção de pesquisa coreográfica de Arthur Marques e trilha sonora ao vivo de Erick de Almeida.
Comentários