icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Nordeste serve de cenário para novela

Publicado em 12/08/2012 às 8:00

Durante dez dias, as ruas do centro histórico de São Luís, no Maranhão, se transformaram no Rio de Janeiro do início do século 20 para as gravações de ‘Lado a Lado’.

Graças ao trabalho de aproximadamente 100 profissionais, das equipes de produção, cenografia, figurino, caracterização, arte, direção, técnica e elenco, foi possível fazer este resgate do passado que poderá ser visto, a partir de setembro, na próxima novela das seis, de João Ximenes Braga e Claudia Lage.

“Escolhemos São Luís por sua arquitetura, muito semelhante com a do Rio do início do século passado, época em que se passa a nossa história. E estou muito feliz com o resultado”, explica Dennis Carvalho, diretor de núcleo que dirigiu as cenas ao lado de Vinicius Coimbra, diretor-geral da trama.

Para compor as cenas que remetem ao universo da época, Dennis Carvalho convidou o cineasta e fotógrafo Walter Carvalho para assinar a direção de fotografia e contou com o apoio de profissionais de capoeira, dança e música para a preparação do elenco e dos 700 figurantes. Nem mesmo o forte calor do Nordeste – uma média de 30 graus diários em pleno mês de julho – desanimou os atores Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Zezeh Barbosa, Marcello Melo Jr., Rafael Cardoso, Klebber Toledo, Caio Blat, Daniel Dalcin, Sheron Menezzes, Milton Gonçalves, Tião D´Ávila e Cláudio Tovar.

A movimentação das equipes pelas ruas do Centro mobilizou curiosos que pararam para assistir as gravações e tirar fotos com seus ídolos. “Foram todos muito carinhosos com a gente”, diz Lázaro Ramos.

Cenografia e produção de arte entraram em campo para ambientar as ruas, deixando-as com o clima do início do século 20. Três caminhões, aproximadamente 20 toneladas, foram necessários para levar todo o material, inclusive uma carroça, do Rio para São Luís. Mais de mil cartazes com propagandas de época foram feitos para serem espalhados pelos cenários.

Uma das protagonistas da trama, Camila Pitanga viverá a jovem Isabel, uma moça que lutará pela liberdade e por seu amor Zé Maria (Lázaro Ramos). “O Rio de Janeiro do início do século é um caldeirão de assuntos para mergulhar: o surgimento do samba, da favela, a dificuldade de ser mulher. Mas o que mais está me mobilizando é estudar as tradições africanas, me sinto conectando com minhas raízes mais profundas”, diz a atriz.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp