icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Nova consciência cubana

Programação musical do Encontro da Nova Consciência terá Totonho, Cabruêra e banda cubana Yusa. 

Publicado em 09/02/2012 às 6:30


Em sua 21ª edição, o Encontro da Nova Consciência divulgou a programação musical das cinco noites do evento, que este ano ocorre no Sesc Centro e promove, a partir das 20h, shows gratuitos na Praça Augusto dos Anjos.

Puxando as 'pratas da casa', quem abre a agenda é Toninho Borbo, campinense que pavimentou sua carreira em barzinhos da cidade e já tem três CDs em sua carreira.

Borbo passa o microfone para Totonho, nome celebrado na cena alternativa carioca e que dividiu o palco em setembro de 2011 com a cantora Rita Ribeiro.

No repertório do show, a expectativa é que Totonho inclua faixas como 'Tem mais na igreja que no supermercado', canção inédita que fará parte de um CD ainda sem previsão de ser lançado pela gravadora Trama.

Além dos paraibanos dos grupos Brasis, Chico Correa & Eletronic Band, Sonora SambaGroove, Cabruêra, Nordeste Oculto, A Valsa de Moly e Sex on the Beach, a banda paulista também integra a mostra de música.

O Bixiga 70, natural do tradicional bairro italiano de São Paulo, lançou seu primeiro trabalho (homônimo) ano passado, em CD e LP dos dez 'bixigas' que dividem bateria, percussão, guitarras e um naipe de metais incluindo sax barítono, tenor, flautim, trombone e trompete.

As músicas da big band assumem a influência do afrobeat e a miríade sonora do coletivo de músicos que começaram suas carreiras como produtores musicais. Eles animam a festa de encerramento do Encontro da Nova Consciência, dia 21, com o Sex on the Beach.

O grande destaque do encontro, porém, vem do exterior: trata-se da cubana Yusa, que vem pela primeira vez à Paraíba, apesar de seu nome não ser tão desconhecido entre o nosso público.

É que a cantora, que veio ao Brasil ano passado para se apresentar na Virada Cultural, em São Paulo, foi revelada no país por Lenine, que por sinal tem um pé fincado na Rainha da Borborema: seu pai é campinense da gema.

Yusa dividiu com o pernambucano os louros pelo Grammy Latino de 2004, no qual foram agraciados com o 'melhor CD de música contemporânea' por Lenine Incité e 'melhor canção' com 'Ninguém faz ideia', faixa na qual a intérprete toca contrabaixo.

Diretamente de Havana, Yusa está prestes a lançar seu novo álbum, Libro de Cabecera. O registro sairá por um selo próprio que será distribuído simultaneamente em países da América, Europa e Ásia. Yusa passa por Campina Grande mesclando a rumba, a bossa nova e o jazz de sua discografia composta por Yusa (2002), Breathe (2004), Haiku (2008) e Vivo (2010).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp