CULTURA
Nova perspectiva sacra
Fotógrafo paraibano Thercles Silva abre nesta quinta-feira (4) a mostra 'Ex-Votos Equirretangulares' no hall da Aliança Francesa, em João Pessoa.
Publicado em 04/04/2013 às 6:00
Uma exposição com direito a “passear” por um santuário e museu. Nesta quinta-feira, às 20h, no hall da Aliança Francesa, em João Pessoa, haverá o vernissage da mostra Ex-Votos Equirretangulares, do paraibano Thercles Silva.
A exposição gratuita, que ficará aberta até o dia 25, é a estreia da edição 2013 do Ciclo Jovens Talentos da Paraíba.
As fotografias de Thercles Silva foram produzidas no Museu de Cultura Popular e Ex-Votos Maria das Graças e no Santuário de Santa Quitéria, situados no distrito de Frexeira, município de São João, em Pernambuco.
“Sempre gostei de cultura popular”, conta o expositor. “Já fiz parte de dança de coco, maracatu e frevo”.
Um ex-voto pode ser caracterizado por um quadro, pintura ou objeto a que se deposita uma intenção religiosa. Placas com inscrições, figuras esculpidas em madeira ou cera, muitas vezes representando partes do corpo que estavam adoecidas e foram curadas devido a graça alcançada também podem ser consideradas ex-votos.
PASSEIO INTERATIVO
Thercles explica que apresenta duas técnicas para a exposição: a ‘fotografia equirretangular’ e a ‘foto imersiva’, ambas gerando uma vista em 360º do ambiente.
“Na ‘equirretangular’ existe uma distorção de 360º na horizontal e 180º na vertical”, explana o artista, natural de Campina Grande. “A técnica forma uma ‘moldura’ porque distorce tanto o teto quanto o chão”.
A exposição consta de oito fotografias, sendo uma dimensionada em 2,80 x 1,40m e as outras com 1,30 x 0,65m.
Já na ‘imersiva’, o público poderá interagir com a obra, fazendo um ‘tour’ pelos locais através de imagens projetadas por um datashow. “A própria pessoa poderá controlar seu passeio pelo museu e santuário de ex-votos”.
Apesar de não serem técnicas novas, Thercles Silva aponta que são pouco usuais.
Comentários